Tem titânio na sua taça?

Um metal leve, maleável e resistente. Amplamente utilizado na indústria aeroespacial. O que ele tem a ver com o vinho? Tudo.

Quem já quebrou uma de suas taças de vinho preferidas, sabe bem como isso aborrece. Quem já quebrou uma taça de vinho na casa dos outros, sabe bem o transtorno que é, e a vergonha que dá...

Mesmo assim, a gente dificilmente abre mão de tomar o nosso vinho, seja em um dia especial, seja no dia a dia, em uma taça elegante e brilhante. Claro que vinho é vinho, seja na taça de cristal ou no copo de vidro. Mas que, numa linda taça é mais prazeroso, isso é...

Uma alternativa interessante é procurar por taças de cristal de titânio, muito mais resistentes que as de cristal normal.

Na realidade, o titânio é um dos componentes dessa história. Zircônio também é um elemento químico utilizado pelos fabricantes de taças, para a produção de soluções mais resistentes.

Uma taça de cristal dessas, com titânio e zircônio em sua composição, pode ter a espessura bem fina, e mesmo assim, ser altamente resistente a impactos e a mudanças de temperatura.

O material é muito muito duro, fazendo com que a taça seja resistente, inclusive à máquina de lavar louças. A riscos. A lascas. A convidados mais atrapalhados. A crianças por perto. A mãos escorregadias, na hora de manusear a louça.

Não só pela segurança, ou pelo inconveniente que é ter cacos por todo lado, a questão da durabilidade também é um fator relevante na hora dessa escolha. Já que vamos investir em taças, porque não pensar naquelas que prometem maior vida útil?

Aproveitando o tema, uma dica: em vez de brindar “borda com borda”, que é a parte mais frágil da taça, brinde “bojo com bojo”. É mais seguro, e você ainda vai se surpreender com o som! Fica a dica.

Mas, voltando um pouco ao assunto... Vinho é vinho, seja na taça de cristal ou no copo de vidro, não é?

Saúde! Ah, e se quiser ler sobre os diferentes formatos de taça, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.