Recebendo amigos. Servindo vinho.

Há muitas maneiras de receber convidados em casa. E há muitas formas de servir vinho, também. Que tal algumas ideias?

 Descontração com os melhores amigos

Essa é talvez a melhor diversão de todas. Estar entre aqueles que a gente conhece e reconhece. Como escolher o vinho, nesse caso? Pelo gosto das pessoas. Afinal, são seus melhores amigos! Capriche na escolha daquilo que você sabe que tem a cara de quem vem. Se seu convidado aprecia Shiraz australiano, ele ficará ainda mais lisonjeado sabendo que você também sabe disso.

 Recebendo alguns casais com elegância

Um jantar um pouco mais formal, quando organizado para receber pessoas, poucas, mas não necessariamente tão íntimas, requer um planejamento específico. Faça escolhas clássicas, como começar oferecendo um espumante seco, e na sequência um tinto elaborado com Cabernet Sauvignon, mesmo que você também tenha um branco à mão, o que é recomendável. Providencie aproximadamente um total de 1,5 garrafa de vinho por casal, de maneira a correr o menor risco possível de faltar bebida. E não se esqueça de uma opção não alcoólica, além da água para acompanhar.

 E quanto vem muita gente?

Nesse caso, quanto mais independência você der aos convidados, mais chance terá de sucesso, contanto que esteja tudo previamente organizado. Onde você vai dispor as comidas? Que tal deixar as taças expostas, para as pessoas se servirem? E qual a conta a fazer, nesse caso? Uma diretriz segura é contar, para grupos maiores, 12 garrafas de vinho a cada 20 pessoas. E, nesse caso, muita gente prefere concentrar-se servindo um único rótulo de vinho. É uma escolha racional, e que costuma dar certo. Ah, e aposte em canapés que não precisem ser esquentados...

 Delivery de última hora!

Não é preciso passar a tarde na cozinha para reunir amigos em casa. É possível, sem dúvida, ser feliz e divertir-se pedindo um delivery de última hora. Mas o que beber? A dica é ter sempre, sempre, sempre, na sua dispensa ou adega, alternativas que são muito fáceis de harmonizar com a maioria das comidas, e que agradam a muitos paladares diferentes, como um tinto produzido a partir da uva Pinot Noir e um branco de Pinot Grigio. Mas, se o delivery for de pizza, e você quiser sugestões de harmonização para diferentes sabores, clique aqui.

O mais importante, sem sombra de dúvida, é a receptividade do anfitrião com seus convidados. O mais importante, sem sombra de dúvida, é compartilhar nosso tempo e nossas histórias na companhia de pessoas que nos fazem bem. A comida e o vinho, nesse caso, são o pano de fundo.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.