Qual a taça do seu espumante?

Certa ou errada? Melhor ou pior? Tendência, ou ultrapassada? Vamos saber sobre as diferentes taças que servem vinhos espumantes?

 coupe, ou copa

Diz uma lenda que esse formato de taça surgiu moldado nos seios de Maria Antonieta, a austríaca que virou rainha da França e que morreu na guilhotina em 1793, durante a Revolução Francesa.

Na verdade, essa taça foi desenvolvida na Inglaterra em 1663, antes do nascimento de Maria Antonieta. Foi moda na França, nos Estados Unidos, no Brasil... Quem nunca viu uma torre de taças de Champagne, em uma festa, na vida real ou pelo menos no cinema?

Tecnicamente, hoje não é considerada uma boa opção para a degustação de vinho, sendo valorizada apenas pelo seu estilo vintage.

Bem rasa, e de boca bem larga, faz com que as bolhas do espumante dissipem-se mais rapidamente e incentiva o degustador a segurar a taça pelo bojo, o que aquece o vinho.

 flute, ou flauta

Essa é taça mais conhecida, hoje em dia, para servir vinhos espumantes. A altura do bojo dá destaque às bolhas, subindo. O fato de ser estreita diminui a superfície exposta ao ar, fazendo as borbulhas durarem mais tempo.

Mesmo assim, talvez ela também esteja com os seus dias contados... Isso porque especialistas em degustação e produtores de espumantes acreditam que esse formato não favorece a experiência sensorial de aromas e sabores proporcionada pelos espumantes.

Para Matt Kramer, por exemplo, um famoso crítico de vinhos que escreve para a Wine Spectator, o uso da taça flauta é um dos maiores erros, ou enganos, cometidos hoje em dia no mundo do vinho. 

 tulipa

Essa é a “taça do momento” no universo dos vinhos espumantes. É considerada, atualmente, a mais apropriada para esse tipo de bebida. Seu formato proporciona concentração de aromas e apreciação das bolhas, de forma simultânea.

Mas quanto tempo será que irá durar essa opinião? Isso, nem Baco sabe...

E, se para você essa taça ainda é novidade, fique de olho na publicidade das grandes marcas de Champagne. Tem sido bem comum o uso da taça tulipa, nos seus anúncios.

Além disso, o uso de taças de vinho branco, e inclusive taças de vinho tinto, também tem sido bastante recomendado por especialistas em degustação de vinho. Sim, é verdade.

Mas, independentemente da taça escolhida, tomara que sempre apareçam bons motivos para a gente brindar! E, se quiser ler mais sobre esse assunto, clique aqui.

Encerrando com uma curiosidade fora do mundo do vinho: Maria Antonieta de fato teve seus seios usados como molde, mas não para taças de Champagne, e sim, para tigelas de cerâmica, que ainda existem e encontram-se expostas em Paris, no Musée National de Céramique de Sèvres.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.