A lógica do tamanho único

P, M, G, para quê? Cada vez mais pessoas aderem ao tamanho único. Não, não estamos falando em roupa. Aqui o assunto é taça de vinho.

Antes de mais nada, não se trata de desqualificar os argumentos favoráveis ao uso de taças específicas para determinados vinhos. Não é isso. Até porque existe uma lógica na história, que se baseia em pura física. Um formato específico é capaz de realçar uma característica específica de determinado vinho. Por exemplo: cada formato faz com que o líquido seja levado à boca de um jeito diferente, diretamente ao centro da língua, ou para a ponta, o que faz toda a diferença, para o palato. Se quiser entender mais sobre os diferentes formatos de taça, clique aqui.

Mas a realidade é que vemos cada vez mais a tendência de apreciadores de vinho optando por um único formato de taça, em seus armários.

Pode ser por uma questão econômica? Sem dúvida. Pode ser por uma questão de espaço? Certamente. Pode ser por simples praticidade? Também.

Mas essa não é uma opção escolhida somente por consumidores, não. Alguns profissionais do ramo consideram que usar um único formato para vinhos diferentes permite que você realmente compare os aromas e os sabores de cada um, sem a interferência da taça. Vai dizer que não faz sentido?

Tanto faz sentido que, em degustações profissionais, é comum que todos os especialistas estejam usando um único tamanho de taça para os diferentes vinhos, e até existe uma taça certificada para isso, pelo Instituto Nacional das Apelações de Origem, na França. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Mas a taça de vinho branco não TEM que ser menor? Não, não tem. Pode ser, mas NÃO TEM que ser. Aliás, algumas são tão pequenas que impedem que a gente gire a taça para liberar os aromas, já percebeu?

Mas a taça do espumante não TEM que ser diferente? Não, não tem. Pode ser, mas NÃO TEM que ser. Aliás, se quiser ler sobre diferentes taças de espumante, mais antigas e mais novas, clique aqui.

O fato é que não há mal nenhum em ter somente um tamanho de taça, na sua casa. Na hora de escolher, somente se certifique de que ela tenha uma borda de espessura fina, e mais estreita que o bojo. Dê preferência às taças transparentes, e com capacidade de pelo menos 300 ml (sabendo que o limite recomendado é servir apenas 1/3 do tamanho da taça).

Sem falar que uma boa taça de vinho deve ser durável e, de preferência, resistente à máquina de lavar louças. Mesmo que você não as coloque na máquina, prefira essas, pois esse é um indício de que a taça é mais resistente a riscos, em geral.

Pense bem. Ter um único modelo de taça pode até não ser tão glamoroso como ter um lindo jogo completo com taças de todos os tamanhos. Mas, por outro lado, será que isso não é parte da simplicidade que está faltando, para aproximar consumidores e vinhos?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.