O balde de gelo

Esse é um item simples, presente em muitas casas. Mas que merece muita atenção, por parte daqueles que apreciam o bom vinho!

Vamos lá. Está praticamente na hora de servir o vinho, mas ele não está na temperatura ideal. Você pode ter acabado de comprá-lo, ou você pode ter sido pego de surpresa, por uma visita inesperada. Ou, então, você pode simplesmente ter o hábito de guardar suas garrafas em temperatura ambiente.

E agora, o que fazer? A resposta é: balde de gelo!

Um exemplo prático. Um vinho espumante está em temperatura ambiente, a aproximadamente 20°C. Mas, para apreciá-lo, em sua melhor performance, o ideal é que ele seja servido a mais ou menos 7°C. Pois bem. Colocar essa garrafa na geladeira significará, nessa condição, ter que esperar por cerca de 1 hora e meia. No balde de gelo, em compensação, esse tempo será de uns 15 ou 20 minutos!

Mas isso, é claro, se você utilizar o balde de gelo da maneira ideal...

 Em primeiro lugar, não utilize somente gelo. Utilize água com gelo, dentro do balde. Num primeiro momento, isso pode parecer menos eficiente. Mas vamos pensar juntos. A água gelada tem muito mais área de contato com a garrafa, do que as pedras de gelo, umas em cima das outras, cheio de espaço vazio entre elas. Acrescentar água ao balde de gelo, então, aumenta o seu poder de resfriamento.

 Sem abrir o vinho, primeiro coloque a garrafa de ponta cabeça dentro do balde, por uns 2 minutos. Só então vire a garrafa de cabeça para cima, mexendo um pouco em sua posição, de vez em quando.

 Depois de servir as taças, retorne a garrafa ao balde de gelo.

Essas dicas servem não só para o espumante, ou para o vinho branco, mas também para o vinho tinto. Lembre-se que a tal temperatura ambiente, para os vinhos tintos, pode servir no frio da Europa, mas não é a melhor opção, por exemplo, nas altas temperaturas do nosso clima tropical.

E, na hora de servir o vinho, não se esqueça de envolver a garrafa com um guardanapo, para que ela não fique pingando pela mesa, pelo chão, ou na roupa de seus convidados...

E, também, não se esqueça de brindar! Saúde!

Ah, e se estiver na dúvida sobre a real necessidade de decantar o seu vinho, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.