Rolhas e rolhas

Rolha não é tudo igual. Muito pelo contrário. Quer ver?

 Rolha de cortiça maciça

Produzida com pranchas de cortiça perfuradas, retiradas da casca de um carvalho conhecido como sobreiro, essa é a rolha mais tradicional de todas. Quanto menos porosa, maior sua qualidade. Para ler mais sobre o seu processo de fabricação, clique aqui.

 Rolha de aglomerado de cortiça

Produzida a partir da sobra de material, quando a cortiça maciça é perfurada. É feita dos granulados dessa sobra de cortiça, unidos por cola. Claro que são mais baratas que as maciças, mas sua elasticidade e durabilidade também são menores.

 Rolha sintética

Produzida a partir de material plástico derivado do petróleo, ou a partir da borracha, essa é uma outra alternativa, também mais barata quando comparada à cortiça maciça. E é cada vez mais utilizada pela indústria vinícola. Para ler mais sobre esse tipo de rolha, clique aqui.

 Rolha de espumante

Rolha produzida com cortiça, mas em um formato diferente, de cogumelo, e em um diâmetro maior que a tradicional. São próprias para vedar as garrafas de espumante, que contêm mais pressão em seu interior, e são seguras por uma gaiola de arame. Se quiser ler mais sobre essa rolha, clique aqui.

 Rolha de fortificado

Também conhecida como rolha tipo tampão, é feita de cortiça e uma tampa de plástico. A parte plástica fica para fora do gargalo, e é por onde se segura, para torcer e retirar a rolha da garrafa. É fácil de ser recolocada, para guardar o vinho, depois de aberto. Se quiser saber quanto tempo guardar um Porto, por exemplo, clique aqui.

 Tampa de rosca

Feita de metal, e originalmente chamada de screw cap, essa tampa dispensa o saca-rolhas, e também apresenta um custo mais baixo, do que as rolhas produzidas com cortiça. É amplamente utilizada nos vinhos australianos e neozelandeses. Mas esse deve ser um dos assuntos mais polêmicos relacionados ao vinho... Para ler mais sobre tampas de rosca, clique aqui.

 Tampa de vidro

Bonita e com um ar de elegância, é produzida obviamente a partir do vidro, com um anel de silicone para a vedação. Mas essa não é uma alternativa comum de ser encontrada. E, pelo menos por enquanto, apresenta um alto custo para os produtores que escolhem essa opção.

E, para quem acha que isso é tudo, saiba que os profissionais do ramo continuam pesquisando diferentes maneiras de vedar suas garrafas. Para ver um exemplo, clique aqui.

E saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.