Alemanha

A Alemanha é um país com séculos de tradição na produção de vinho, e os vinhos alemães já foram considerados entre os mais finos do mundo.

Mas, a devastação provocada pela filoxera, seguida por duas guerras mundiais, com direito à crise econômica entre elas, causou um retrocesso imenso para a indústria do vinho no país.

Após a Segunda Guerra Mundial, o governo alemão incentivou a produção de vinho em grande escala, com foco na quantidade e não na qualidade, como uma das medidas de aquecimento econômico para recuperar o país, arrasado pela guerra.

Foi nesse contexto que aconteceu o fenômeno dos vinhos Liebfraumilch, um estilo de vinho meio doce, de baixa qualidade e preço atrativo, que fez muito sucesso inclusive no Brasil, na época da abertura de mercado. E que também teve sua cota de responsabilidade para a baixa reputação dos vinhos alemães.

Mas a Alemanha tem muito mais a oferecer. É um país que produz, sim, vinhos de excelente qualidade. E é um país que está, aos poucos, reconquistando sua boa fama nesse mercado. A Alemanha é, por exemplo, o lar da uva Riesling.

A legislação alemã divide os vinhos entre vinhos de mesa (Tafelwein ou Landwein) e vinhos de qualidade, estes divididos em:

 Qualitätswein Bestimmter Anbaugebiete (Q.b.A.), vinhos de qualidade de uma região específica.

 Qualitätswein mit Prädikat ou Prädikatswein (Q.m.P.), vinhos de qualidade distinta, a mais alta qualificação.

Além disso, os Prädikatswein são diferenciados pelos níveis de doçura:

 Kabinett, que pode ser seco ou semidoce. 

 Spätlese, que significa colheita tardia, tipicamente semi-doce.

 Auslese, que significa colheita selecionada, geralmente semi-doce ou doce. 

 Beerenauslese, que significa colheita de bagas selecionadas, um rico vinho de sobremesa doce. 

 Eiswein, que significa vinho do gelo, um vinho muito concentrado feito a partir de uvas que foram naturalmente congeladas na videira, com pelo menos o mesmo nível de teor de açúcar no mosto do Beerenauslese. 

 Trockenbeerenauslese, que significa colheita selecionada de bagas secas, frequentemente afetadas pela podridão nobre produzindo um vinho extremamente rico e doce.

Os vinhos da Alemanha são na maioria brancos, e, com frequência, mostram alguma doçura. Entretanto, vinhos muito secos estão aumentando sua presença, e são identificados pela palavra trocken, quando secos, ou halbtrocken, quando semissecos.

As uvas mais cultivadas na Alemanha são as brancas Riesling e Müller-Thurgau. Em terceiro lugar, vem a tinta Pinot Noir, chamada lá de Spätburgunder.

E, se quiser ler mais sobre a Alemanha, conheça os vinhos produzidos na região de Pfalz, clicando aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.