Austrália

A Austrália é um dos maiores produtores de vinho do mundo, sabia? Disputa o 6º lugar nesse ranking, atrás somente da Itália, França, Espanha, EUA e Argentina. Então, nós que somos apaixonados por vinho, não podemos deixar de conhecer a produção australiana mais de perto...

De todos os países que produzem vinho fora da Europa, a Austrália pode ser considerada uma grande inovadora, tendo sido, por exemplo, uma das lideranças do movimento pelos vinhos varietais. Aliás, se quiser saber a diferença entre um vinho de corte e um varietal, clique aqui.

Atualmente, são plantadas na Austrália mais de 100 diferentes variedades de uvas viníferas, sendo, as mais importantes, as tintas Shiraz, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, e as brancas Chardonnay, Riesling, Sémillon e Sauvignon Blanc.

A história da vitivinicultura na Austrália começou em 1788, mas o reconhecimento internacional veio nas décadas de 80 e 90.

Os Chardonnays, que no início eram mais amanteigados e com sabores de frutas tropicais, hoje são muito mais contidos. A Austrália atualmente produz brancos sutis e complexos.

Os Shirazes são ricos e macios; os Pinot Noirs são elegantes, e os Cabernet Sauvignons costumam ser muito vibrantes.

O vinho australiano é muito popular, e a Austrália é um dos maiores exportadores do mundo, levando seus vinhos principalmente para o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Os vinhos da Austrália são também muito bem aceitos nos mercados asiáticos, e o número de europeus que ainda torce o nariz para eles diminui, ano após ano.

O sistema australiano de Indicação Geográfica reconhece dezenas de diferentes denominações, espalhadas, principalmente, pelo sul e sudeste, mas também no oeste do país e na Tasmânia. Algumas das indicações geográficas mais conhecidas são:

 Adelaide Hills, com espumantes que se destacam entre os melhores, com refrescantes Sauvignon Blancs e versáteis Pinot Noir.

 Barossa Valley, uma das primeiras regiões a ganhar admiradores internacionais, é responsável por tintos de cor intensa. Os vinhos Shiraz dessa quente região merecem toda a atenção. E Rieslings e Chardonnays brilham quando plantados nos microclimas mais frios.

 Coonawarra, região de terra vermelha, responsável por vinhos de muita classe. Não deixe de experimentar seus excepcionais Shiraz e Cabernet Sauvignon, muito característicos desse terroir único. Entre os brancos, destacam-se os Chardonnay e Riesling.

 Hunter Valley, que se destaca por vinhos produzidos à base de Sémillon bastante minerais, pelos Shiraz, entre outros.

 Mc Laren Vale, com tintos complexos e extremamente sutis, além de cortes inovadores. Destaque para o Grenache.

Quer saber mais curiosidades a respeito dos vinhos da Austrália? O tradicional corte australiano de Grenache, Shiraz e Mourvèdre ficou internacionalmente conhecido pela expressão “corte GSM”. E a Austrália é, ainda, uma das responsáveis pela disseminação das tampas de rosca no mercado dos vinhos. Bom, se quiser ler outras curiosidades do mundo do vinho, clique aqui.

E, como dá para perceber, a Austrália é muito mais do que engraçados cangurus, não é?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.