Itália

Um tour pelos vinhos italianos nos leva a uma imensa diversidade! O país possui uma enorme gama de uvas nativas e centenas de denominações de origem, pelas quais é um prazer nos aventurarmos!

Antes de mais nada, vamos entender o sistema de denominação de origem da Itália, que rotula os vinhos em níveis de qualidade decrescente, da seguinte forma:

 DOCG – Vino a Denominazione di Origine Controllata e Garantita

 DOC – Vino a Denominazione di Origine Controllata

 IGT – Vino a Indicazione Geografica

 VDT – Vino Da Tavola

Mas é importante ressaltar que um número, cada vez maior, de produtores italianos respeitáveis tem evitado as rígidas regulamentações governamentais, produzindo vinhos de alta qualidade, mas rotulando-os de IGT ou Vino da Tavola. Esse é um fenômeno que acontece, principalmente, na Toscana.

Falando em Toscana, a Itália é dividida em 20 regiões vinícolas (veja no mapa). E cada uma delas tem algo diferente a oferecer para os amantes do vinho, como por exemplo:

 No Piemonte, a uva Nebbiolo aparece nos vinhos encorpados das denominações Barolo e Barbaresco. Ainda no Piemonte, encontramos a uva Barbera e seus versáteis vinhos para o dia a dia, como os denominados Barbera d’Asti e Barbera d’Alba.

 A Toscana é o coração da Sangiovese, uma das mais antigas variedades tintas da Itália. Procure essa uva, por exemplo, nas denominações Chianti, Chianti Classico, Brunello di Montalcino e Carmignano.

 No Vêneto, as uvas Corvina, Rondinella e Molinara oferecem os vinhos denominados Valpolicella e os Bardolino. Esta também é a terra das denominações Prosecco di Conegliano e Prosecco di Valdobbiadene, feitos da uva Prosecco.

 Emilia-Romagna é a terra do frisante italiano Lambrusco produzido com a uva de mesmo nome.

 Em Abruzzo temos a uva Montepulciano e o tinto Montepulciano d’Abruzzo, e a branca Trebbiano e o Trebbiano d’Abruzzo.

 Lazio é a região vinícola que produz a denominação do famoso branco Frascati, produzido com as uvas Trebbiano e Malvasia, principalmente.

 Na Campania podemos encontrar os brancos denominados Fiano di Avellino, com a uva Fiano, e também os tintos Taurasi, produzidos com a nativa Aglianico.

 Puglia (ou Apulia) é de onde vêm os vinhos Primitivo di Manduria, elaborados com a uva Primitivo.

 A Sicília é a ilha italiana onde encontramos a denominação de origem Marsala, dos fortificados produzidos principalmente com as uvas brancas Catarratto e Inzolia, e com a tinta Nero d’Avola.

Com essa riqueza de uvas e denominações, espalhadas pelo país em mais de um milhão de vinhedos, não nos surpreende que o vinho exerça um papel tão central na vida familiar dos italianos. Como são felizes os italianos!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.