Uruguai

Com uma população de apenas 3,5 milhões de habitantes, na fronteira com o Rio Grande do Sul, o Uruguai é uma das estrelas em ascensão no mundo do vinho, oferecendo qualidade e excelência!

O Uruguai encontra-se em uma localização geográfica privilegiada para o cultivo de uvas, na mesma faixa de latitude de outros grandes países produtores, como Chile, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Teoricamente a produção de vinho é mais viável entre as duas linhas de latitude (30° e 50°N, e 30° e 50°S). Fora dessas áreas, não é tão fácil produzir vinhos de boa qualidade. Para a nossa sorte, o Uruguai produz. Produz, e produz bem.

A exportação de vinhos do país tem crescido ano após ano. Mas o país é tradicionalmente vitivinicultor, com uma história de 250 anos de produção, graças aos imigrantes franceses e espanhóis. Tanto é, que os uruguaios estão entre os maiores consumidores per capita de vinho. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Não há como falar em vinho uruguaio sem falar da uva Tannat, considerada um patrimônio nacional. Mas, nesse país de pequenos produtores, as vinícolas familiares cultivam, além da Tannat, as cepas tintas Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec, e as brancas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Semillón e Riesling, entre outras.

A Tannat ocupa cerca de 1/3 dos vinhedos do país. Essa cepa, originária de Madiran, na França, encontrou seu verdadeiro lar junto a esse povo simpático de hábitos europeus.

E engana-se muito quem acha que tendo provado um tannat uruguaio, já conhece todos.

Os estilos uruguaios de Tannat variam imensamente, de rosés leves e frutados, a tintos jovens e tintos de guarda, e até mesmo vinhos licorosos. Os Tannat mais jovens apresentam cores mais vivas, com tons violeta e púrpura, e aromas frutados. Na medida em que amadurecem, os taninos se suavizam e os aromas tornam-se mais sutis e complexos.

O certo é que um Tannat uruguaio é sempre um vinho único e inconfundível. Se você quiser saber mais sobre a uva Tannat, clique aqui.

O Uruguai pode ser um país pequeno, mas ele produz grandes vinhos! Principalmente para harmonizar com carne, uma das especialidades gastronômicas do país. Aliás, para quem gosta da combinação boa comida e bom vinho, esse é um excelente destino para as próximas férias!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.