Israel

Israel sempre produziu vinho, mesmo durante os quase mil anos de domínio muçulmano. Mas a década de 80 foi determinante para a moderna indústria de vinhos do país.

Até então, o país estava focado no mercado de exportação de vinho kosher, para abastecer a comunidade judaica ao redor do mundo.

Mas, no final do século 20, os produtores de Israel expandiram esse horizonte, e passaram a atender a demanda de outros consumidores, também.

A grande maioria dos vinhos produzidos em Israel continua sendo kosher, mas não é mais uma produção reservada somente à tradição da cultura judaica. A maioria das vinícolas de Israel continua a produzir vinhos kosher até por razões econômicas, para que sua produção possa ser vendida localmente, pois a maioria dos judeus em Israel continuam a seguir as tradições seculares.

Os vinhos kosher, em si, não são diferentes, exceto por serem mais caros, pois têm seus custos de produção mais elevados. Se quiser saber mais sobre vinho kosher, clique aqui.

Outro fator que encarece os vinhos de Israel é que os produtores precisam importar todo o aparato, como equipamentos, garrafas, rolhas, etc.

Sem uma uva nativa específica, as cepas predominantes em Israel são as internacionais, provenientes da França e da Itália. Nas tintas, destaque para Cabernet Sauvignon e Merlot, mas também com Shiraz, Cabernet Franc, Zinfandel, Pinot Noir, Barbera e Sangiovese; nas brancas Sauvignon Blanc e Chardonnay dominam, mas também aparecem Riesling e Gewürztraminer.

Não há um sistema de denominação oficialmente e legalmente estabelecido, que determina regras de quais variedades utilizar, ou qual a produtividade máxima de uma região. Mas o país está dividido em 5 regiões produtoras: Galileia, Samaria, Samson, Judeia e Negev.

Os vinhos tintos de Israel têm chamado a atenção do mundo pela sua complexidade e pelo bom potencial de envelhecimento. São vinhos de qualidade consistente, sabores de frutas maduras, e muito ricos.

Atualmente, Israel conta com mais de 240 vinícolas, o clima do país é altamente favorável para o cultivo da uva, e a produção de vinho claramente faz parte do futuro de Israel.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.