Áustria

Esse país da Europa Central, de clima implacavelmente continental, é considerado um dos mais ricos do mundo! E, ainda por cima, produz vinhos muito interessantes! Seja bem-vindo à Áustria.

Apesar de uma tradição vitivinícola de milhares de anos, o país passou por uma verdadeira revolução vinícola, há menos de 3 décadas, implementando modernas técnicas de vinificação, e duplicando a proporção de vinhos tintos, que agora alcançou um terço do total. O resultado dessas mudanças é que, atualmente, a Áustria produz ainda mais conceituados e ainda mais elogiados vinhos.

Nesse país de mais de 6.000 pequenas vinícolas familiares, a uva nativa que mais se destaca é a branca Grüner Veltliner, que ocupa mais de um terço de todos os vinhedos. Essa cepa produz um vinho único, seco, com acidez marcante, e picante como pimenta branca.

Mas, na Áustria, há 35 variedades de uvas (22 brancas e 13 tintas) oficialmente aprovadas para a produção de vinhos de qualidade. Além das uvas nativas, como Neuburger, Rotgipfler, Zierfandler, Roter Veltliner, Zweigelt, Blaufränkisch, St. Laurent e Blauer Wildbacher, o país também possui solos incríveis para o cultivo das internacionais Riesling, Sauvignon Blanc, Pinot Blanc, Chardonnay, Pinot Noir...

Land wine é um termo utilizado para especificar vinhos com indicação geográfica protegida, que ficam acima dos vinhos de mesa, em critérios de qualidade. Esses vinhos são divididos em três áreas vitícolas austríacas: Weinland, Bergland, e Steirerland.

Já os vinhos que estão sob o sistema de denominação de origem da Áustria (DAC, ou Districtus Austriae Controllatus) são chamados Qualitätswein. Na Áustria, a origem de um vinho indica de onde vêm as uvas, e não onde fica a vinícola. 

Uma curiosidade sobre a produção de vinhos austríacos, é que a grande maioria dos vinhedos estão localizados no leste do país, ao longo das fronteiras com a República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Eslovênia.

Além disso, é interessante perceber que, apesar da clara influência alemã, os vinhos da Áustria são considerados mais parecidos com os da Alsácia do que com os da Alemanha, propriamente ditos.

Apesar dos vinhos austríacos serem tão desconhecidos ainda, no Brasil, alguns dos melhores vinhos doces do mundo são produzidos na Áustria, incluindo famosos vinhos de gelo. Para ler mais sobre esse assunto, clique aqui.

E aí, que tal expandir seus horizontes de degustação?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.