Luxemburgo

Luxemburgo, ou o Grão-Ducado de Luxemburgo, é um país pequeno. De somente 500 mil habitantes. Esse é praticamente o mesmo número de habitantes de Roraima, o estado brasileiro com a menor população, segundo o IBGE.

E, mesmo em um país tão pequeno, com pouca área disponível, há, sim, cultivo de vinha e produção de vinho, no país. Os vinhedos, em Luxemburgo, localizam-se ao longo do Rio Mosela.

E não é de hoje a viticultura local. Foram encontrados, em escavações, artefatos fúnebres de 5 séculos antes de Cristo, que trazem uvas e folhas de videira como decoração.

Em Luxemburgo, a produção de vinhos concentra-se nos brancos, e também nos espumantes, chamados Crémant.

A cepa dominante em Luxemburgo é a Müller-Thurgau, chamada localmente de Rivaner. Mas ela está em decadência. Chegou a ocupar metade dos vinhedos, atualmente ocupa um terço. Os produtores locais estão buscando castas de maior qualidade, e as que vêm se destacando, nesse cenário, são Auxerrois, Pinot Gris, Riesling e Pinot Blanc. Pinot Noir também vem crescendo, e ganhando cada vez mais espaço.

E essa busca por qualidade é bastante evidente. Uma peculiaridade dos vinhos de Luxemburgo é uma classificação baseada estritamente em qualidade, independendo da origem. Especialistas provam e avaliam os vinhos, em um sistema de 20 pontos:

Vin de Table, menos de 12 pontos

Vin de Qualité, de 12 a 13,9 pontos

Vin Classé, de 14 a 15,9 pontos

Premier Cru, de 16 a 17,9 pontos

Grand Premier Cru, entre 18 e 20 pontos

Bom, como vinho e diversidade caminham praticamente juntos, provar um vinho deste pequeno país pode ser uma experiência bem interessante. Que tal?

E, para conhecer os vinhos de outros países, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.