Angola

A cultura da vinha e a produção do vinho desconhecem fronteiras. Por isso, não deveria nos surpreender, saber que em Angola, agora, também se faz vinho.

Angola é um país de 25 milhões de habitantes, que fica na costa ocidental da África, continente considerado o berço da humanidade, onde cientistas acreditam que teve início o nosso processo de evolução. Tendo sido também colonizada por Portugal, assim como o Brasil, Angola é um dos países cuja língua oficial é o português.

Mas a história vitivinícola, em Angola, é recente. Bem recente. O projeto teve início em 2008. E em 2014, foi apresentado ao mercado angolano o primeiro vinho totalmente produzido no país!

Mas o interesse dos angolanos, pelo vinho, não é novidade. Angola é um dos principais mercados para o vinho portugês.

O projeto de implantação da vitivinicultura em Angola contou com um investimento de 16 milhões de dólares, incluindo também valores referentes à plantação de oliveiras e produção de azeite, além de uma parcela destinada à criação de gado.

Dos 17.000 hectares da fazenda que abriga a primeira iniciativa vitivinícola angolana, 54 hectares foram ocupados com vinhas. E a expectativa é que á área destinada a vinhedos dobre, em pouco tempo.

As uvas cultivadas são tantos as internacionais como a Pinot Noir, quanto as originalmente portuguesas, como a Touriga Nacional, e até uvas nativas, como a angolana Muzondo Menga Ixi.

O primeiro vinho apresentado ao mercado, inclusive, foi um varietal produzido a partir dessa casta nativa de nome bastante peculiar.

E, a partir dessa experiência, bastante positiva, outros investidores, principalmente portugueses, já demonstram interesse em também produzir vinho no país.

Uma curiosidade: além da assessoria industrial portuguesa, a iniciativa de introdução da produção de vinhos em Angola contou, também, com assessoria técnica brasileira.

Uma outra curiosidade: assim como acontece nos vinhedos brasileiros do Vale do São Francisco, em Angola também estão sendo feitas duas colheitas anuais, o que por si só já é para lá de interessante!

Vinho angolano, muito prazer em conhecê-lo! Esperamos vê-lo em breve em muitas taças por aí!

E, se quiser ler sobre a produção de vinho em outros países, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.