Malta

Uma oportunidade para conhecer esse país. Uma oportunidade para conhecer seus vinhos... Está esperando o quê?

Malta é um pequeno arquipélago, situado no Mar Mediterrâneo, onde vivem apenas 400.000 habitantes. Está entre os menores países da Europa. Aliás, o país já foi considerado, no passado, uma ilha da África.

A cultura da vinha e a produção do vinho tiveram seu início, em Malta, com os fenícios, que chegaram à ilha por volta de 800 a.C.

E foram os Cavaleiros Hospitalários da Ordem de Malta, que governaram a ilha entre os séculos 16 e 18, antes da chegada de Napoleão, que retomaram o cultivo das videiras, principalmente para produzir o vinho da Eucaristia.

O clima de Malta é típico do Mediterrâneo, sendo fortemente influenciado pelo mar. Os verões contam com média de 12 horas diárias de Sol, são quentes e secos, tendo as temperaturas abrandadas pela brisa do mar. Os invernos, por sua vez, são frios e úmidos.

O clima de Malta faz as uvas amadurecem mais rápido. E os solos de calcário são bastante propícios para o cultivo de uvas de qualidade.

Em Malta cultivam-se cepas internacionais, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Grenache, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Carignan, Chenin Blanc e Moscato. Mas aqui também há variedades nativas, como a tinta Gellewza e a branca Ghirghentina, que produzem vinhos excelentes, de corpo e sabor distintos.

Os vinhos de Malta são consumidos quase que em sua totalidade na própria ilha, devido à importância de Malta como um destino turístico bastante relevante. Mas o cultivo de uva e a produção de vinho têm crescido nas últimas décadas, e já há uma parcela significativa de vinho sendo exportado, principalmente para o Reino Unido.

Mas devido ao pouco espaço disponível para a agricultura, em um país tão pequeno (316 km2), também existe a produção de vinho a partir de uvas cultivadas na Itália. Nesse caso, a legislação não permite que os vinhos sejam rotulados como vinhos de Malta, então eles  praticamente não são exportados, mas atendem perfeitamente bem o consumo dos turistas da ilha.

Encontrou um vinho de Malta? Não perca a oportunidade de degustá-lo! Se for um branco elaborado com a uva Ghirghentina, harmonize-o com um polvo ao alho e óleo. Se for um tinto produzido com a nativa Gellewza, escolha um macarrão com molho vermelho e aliche.

E sinta-se, nem que seja por uma refeição, visitando Malta! Que tal?

Para ler sobre outros países produtores de vinho, clique aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.