Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 96% das casas, no Brasil, já possuíam geladeira, em 2011. Bom, mas a geladeira é útil para guardar vinho? Sim, ou não?
 
Incluir o consumo moderado de vinho no dia a dia significa considerá-lo como parte da nossa alimentação. Mas, para consumir uma ou duas taças diariamente, precisamos responder a uma pergunta: quanto tempo o vinho dura, depois de aberta a garrafa?
 
Garrafa deitada? Garrafa de pé? Afinal, qual o jeito correto de armazenar? Afinal, há um jeito correto de armazenar?
 
A baixa umidade relativa do ar é sempre um motivo de preocupação. Até para os nossos queridos vinhos...
 
Para alguns, o prazer do vinho está em descobrir cada vez mais possibilidades, a partir de uma preferência já identificada. Por exemplo, aprofundando-se em Malbecs argentinos, ou então em italianos da Toscana. 
 
Nem sempre uma garrafa de vinho é inteiramente consumida no mesmo dia em que a abrimos. Principalmente, quando se trata de vinho fortificado.
 
O vinho só deve ser guardado por anos, ou por décadas, se tiver capacidade para melhorar com o tempo. E essa é uma qualidade que, na realidade, poucos vinhos têm. 
 
Há muitas dicas para armazenar o vinho corretamente. Mas quando elas são verdadeiramente necessárias?
 
Alguns de nós, talvez muitos, acabam consumindo menos vinho nos meses mais quentes do ano. E por isso acabam, também, chegando ao outono com a adega desabastecida.
 
É importante lembrar, sempre, que o vinho é vulnerável ao ambiente. Siga essas 10 dicas simples, e o seu vinho ficará agradecido.
 

Uma adega dos sonhos

Que tal manter uma adega variada? Veja nossas dicas, para um estoque de 50 garrafas, que você pode adaptar conforme preferir, é claro!
 

Adegas refrigeradas

Cada vez mais em moda. Um bom motivo, então, para conhecê-las melhor.
 
O vinho gosta mesmo é de um escurinho, você sabia?
 
A adega ideal é escura, espaçosa, silenciosa, fresca, ligeiramente úmida, com uma única entrada, e só você tem a chave. Ok, essa adega está no reino da fantasia, e não nas nossas casas.
 
Você sabe como guardar suas garrafas de vinho? Qual a temperatura ideal? E por que isso é importante?