Armazenando por anos ou por dias?

Há muitas dicas para armazenar o vinho corretamente. Mas quando elas são verdadeiramente necessárias?

Muitos amantes do vinho possuem garrafas que estão envelhecendo e aguardando pelo momento ideal para serem degustadas. Esses vinhos não só merecem atenção no armazenamento, como precisam, efetivamente, de condições ideais que propiciem o desenvolvimento do líquido.

Nesse caso, é necessário, sim, estar atento às melhores práticas de armazenamento de vinhos, que incluem cuidados com a posição, a temperatura, a umidade, a luminosidade, etc. Para ler sobre isso, clique aqui.

Mas, a maioria de nós, enófilos, adquire vinhos para serem consumidos logo, no prazo de semanas, ou até mesmo de dias. Nesse caso, em que precisamos, exatamente, prestar atenção?

Em primeiro lugar, não coloque suas garrafas onde bata Sol, diretamente. Deixe esse lugar para as suas plantas...

E também não guarde o vinho muito próximo ao fogão, ou à qualquer outra fonte de calor. É uma péssima ideia.

Assim, respeitando um cuidado mínimo para não comprometer o vinho, é possível guardar garrafas do dia a dia de maneira que, inclusive, elas participem da decoração do seu ambiente. Certamente, é um charme a mais ter alguns vinhos à disposição, e em exposição... Não é?

Com isso em mente, dá para pensar em muitas alternativas, como prateleiras instaladas em paredes que não peguem Sol, ou quem sabe pequenas adegas climatizadas, que andam tão na moda...

Vale lembrar que a temperatura de armazenagem de vinhos não é, necessariamente, a mesma ideal para que eles sejam servidos. Na dúvida, é possível usar a regra dos 20 minutos, que serve para boa parte dos vinhos: retire os brancos da geladeira cerca de 20 minutos antes de servir, e coloque os tintos leves na geladeira também cerca de 20 minutos antes de servir.

Ah, e apesar de toda a fama e charme em torno dos vinhos envelhecidos por anos, ou décadas, é sempre importante lembrar: a imensa maioria dos vinhos atualmente produzidos estão prontos para serem consumidos.

Aliás, poucos são os vinhos aptos a envelhecer. E um vinho mediano não se tornará um néctar dos deuses, com o tempo.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.