Começo de outono... Como anda a sua adega?

Alguns de nós, talvez muitos, acabam consumindo menos vinho nos meses mais quentes do ano. E por isso acabam, também, chegando ao outono com a adega desabastecida.

Como não esfria de um dia para o outro, e nem vivemos em um país com as quatro estações do ano tão bem definidas assim, pode ser que o consumo vá sendo restabelecido aos poucos, talvez numa curva meio crescente em termos de estilo.

Não é uma questão pragmática de cor. Tem a ver com textura e peso... Dê uma olhada nessas dicas!

Ao comprar vinhos brancos, dê preferência aos mais encorpados, como Chardonnay, Viognier e Chenin Blanc. A não ser que esteja em um dia muito quente. Nesse caso, escolha Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio. Seguindo essa dica, aumentam muito as chances de uma harmonização interessante, já que a tendência é optarmos por refeições mais leves com o calor, e por refeições mais suculentas com temperaturas mais amenas.

Para os tintos, pense em Pinot Noir, Barbera, Nebbiolo e Tempranillo. Deixe os vinhos mais encorpados para as refeições mais robustas.

Ao final da refeição, para acompanhar uma saborosa mesa de doces, também temos alternativas... Está mais calor? Espumante. Deu uma esfriadinha? Um vinho de sobremesa, ou um fortificado.

E, se você quiser ler, mais, sobre como a mudança de estações tem influência sobre o nosso cardápio e sobre os vinhos que degustamos, clique aqui.

Para encerrar, uma curiosidade. Durante o nosso outono, quando entramos em época de colheita de uvas aqui no hemisfério sul, os brotos estão somente aparecendo, nos vinhedos do hemisfério norte... Para ler sobre o calendário do viticultor, clique aqui.

E tenha um bom outono! Com bons vinhos!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.