Quanto tempo depois de aberto?

Incluir o consumo moderado de vinho no dia a dia significa considerá-lo como parte da nossa alimentação. Mas, para consumir uma ou duas taças diariamente, precisamos responder a uma pergunta: quanto tempo o vinho dura, depois de aberta a garrafa?

Pois bem. Depende do tipo de vinho...

 espumantes

Podem ser consumidos sem nenhum problema no dia seguinte, podendo estar agradáveis em alguns casos até 3 dias após abertos, desde que a garrafa esteja fechada com uma tampa específica para vinhos espumantes, de maneira a minimizar a inevitável perda de efervescência do vinho.

 brancos ou rosés

O tempo de duração desses vinhos, depois de abertos, divide opiniões. Alguns garantem que eles têm boa resistência, por pelo menos 4 dias. Há quem, inclusive, aprecie esses vinhos ainda mais no 2º e 3º dia depois de abertos. Na contramão dessa opinião, alguns especialistas sugerem que brancos ou rosés devam ser consumidos, no máximo, um dia após a abertura da garrafa.

 tintos leves

Tintos produzidos com Pinot Noir ou Cabernet Franc, por exemplo, costumam durar no máximo 3 dias, depois de abertos. Depois de passado esse tempo, serão mais evidentes suas características de degradação, do que suas qualidades.

 tintos encorpados

Um Cabernet Sauvignon, um Malbec e outros vinhos mais tânicos e mais alcoólicos, por sua vez, têm maior resistência. Devidamente armazenados, eles podem ser consumidos por até 5 dias depois de abertos, sem terem sofrido muitos danos causados pela oxidação.

 de sobremesa

Vinhos de sobremesa, como os colheita tardia, duram até 5 dias após a abertura da garrafa, sendo que, quanto mais intenso, doce e alcoólico, maior sua resistência. Os estilos mais leves, entretanto, devem ser consumidos no máximo em 2 dias depois de abertos.

 fortificados

O alto teor alcoólico e a grande concentração de compostos, desses vinhos, fazem deles os mais resistentes à oxidação, principalmente aqueles de maior complexidade. Para entender esse assunto, sugerimos a leitura de um artigo específico com o exemplo do tempo de duração de diferentes estilos de vinho do Porto, depois de abertos, clicando aqui.

Importante ressaltar que essas estimativas de tempo levam em consideração a mesma condição: vinho guardado na geladeira, e bem vedado. Para ver as nossas dicas de como conservar o vinho, depois de aberto, clique aqui.

Uma outra alternativa, também, para o consumo diário de pequenas quantidades, ao longo do tempo, é a embalagem tipo bag-in-box, capaz de conservar o vinho por aproximadamente 6 semanas... Se você quiser saber mais sobre isso, clique aqui.

Ou então, se não quiser consumir o vinho nos próximos dias, por que não congelá-lo? Leia essa sugestão, clicando aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.