Criaderas e Solera

Conhece esse sistema de envelhecimento de vinhos, utilizado para vinhos fortificados, entre eles o Jerez? Bom, primeiro vamos à história... 
 

Garrafa de carvalho?

A ideia é inovadora. E talvez faça realmente sucesso. É esperar para ver.
 
Trocadilhos à parte, essa madeira é pau para toda obra! Sabe por quê? Porque muitas são as suas funções, no processo de vinificação.
 
Esses são dois processos distintos, com diferentes consequências... E somá-los, nem sempre, é uma boa ideia...
 

Por que carvalho?

Dois mil anos antes de Cristo, baldes de madeira já eram usados para armazenar e transportar vinho. Já mais especificamente, os barris fechados de carvalho remontam ao tempo do Império Romano. Mas afinal, por que carvalho?
 
Por que envelhecer em barris de carvalho francês é um motivo de orgulho? O que o carvalho francês tem de tão especial?
 
Envelhecer significa, necessariamente, entrar em contato com o carvalho? Não, existem outras alternativas.
 
Goste-se delas ou não, as tampas de rosca estão, definitivamente, cada vez mais presentes.
 
Alguns termos do mundo dos vinhos são muito ditos, mas pouco entendidos. Esse é um deles...
 
A ligação entre o vinho do Porto e os ingleses remonta há séculos, e é deles que vem uma das tradições mais simpáticas relacionadas ao vinho.
 
Você já se deparou com essa frase, e ficou na dúvida do quê, exatamente, o rótulo queria dizer, com isso?
 
Amadurecer o vinho é uma escolha do enólogo, que permite desenvolver sabores complexos. O contato com o carvalho dá ao vinho mais taninos e mais compostos aromáticos, como notas de café, baunilha, pimenta, cravo, chocolate... Mas, para surpresa de muitos, contato com o carvalho não significa, necessariamente, armazenagem em barril...
 
Você sabia... que o whisky é envelhecido em barris que já foram usados, antes, para envelhecer vinho? Pois é. E qual será o caminho que ele, barril, percorre, até chegar lá? E depois?
 
Carvalho é o nome comum para mais de seiscentas espécies de plantas pertencentes ao gênero Quercus, e é de carvalho que os barris de madeira são feitos. Mas qual a diferença entre os barris novos e os velhos? Qual a diferença entre o carvalho europeu e o americano?
 
Talvez você ainda não tenha ouvido falar no assunto, mas, além de pitoresco, é bem interessante. Vale a pena ler!
 

Vinhos de guarda

Atribui-se ao Papa João XXIII (1881 – 1963), a seguinte frase: “Os homens são como o vinho - alguns viram vinagre, mas outros melhoram com a idade.”
 
Todos adoramos ver lindos barris de carvalho, preferencialmente cheios de vinho, não é? Um bom motivo, então, para entender um pouquinho mais sobre eles!
 

O tamanho do barril

Quem acha que barril é barril, e ponto final, está enganado. Redondamente enganado, do formato de um barril...