O tamanho da taça

Será que o tamanho da taça de vinho nos influencia, efetivamente, na quantidade que vamos consumir? Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluiu que sim.
 

A garrafa de vinho

Gostamos de tudo que se relaciona ao mundo do vinho. Das uvas aos saca-rolhas. Então, dessa vez, o assunto são as garrafas de vidro, utilizadas como as principais guardiãs da bebida de Baco.
 
Já se pegou nesse dilema? Sabe bem a diferença entre uma e outra? Vamos lá, sempre há mais a aprender...
 
P, M, G, para quê? Cada vez mais pessoas aderem ao tamanho único. Não, não estamos falando em roupa. Aqui o assunto é taça de vinho.
 
Certa ou errada? Melhor ou pior? Tendência, ou ultrapassada? Vamos saber sobre as diferentes taças que servem vinhos espumantes?
 
Uma das maneiras mais impressionantes de servir um vinho espumante é abrindo a garrafa com um sabre. É o método que, em francês, chama-se “sabrage”.
 
Há quem aprecie colocar uma pedrinha de gelo na sua taça de vinho. Há quem se ofenda muito quando alguém faz isso...
 
Sabe quem nunca disse isso? Quem nunca bebeu vinho, só pode ser... Conversa vai, conversa vem, e, qual era mesmo a minha taça?
 
Há muitas maneiras de receber convidados em casa. E há muitas formas de servir vinho, também. Que tal algumas ideias?
 
O vinho é, de longe, a bebida mais romântica de todas. O mundo do vinho está cheio de romance, desde a paisagem dos vinhedos, até a cor carmim, o vermelho vivíssimo de alguns vinhos.
 
Um metal leve, maleável e resistente. Amplamente utilizado na indústria aeroespacial. O que ele tem a ver com o vinho? Tudo.
 
Não é necessário ser um profundo conhecedor de vinhos, para achar Champagne uma das maiores delícias de todo o mundo. Mas algumas curiosidades, sobre esse vinho, podem ser o motivo para começar uma boa conversa, depois do brinde: 
 

Rolha que enrosca?

Essa é para quem ainda não convive bem com as tampas de rosca, cada vez mais presentes, em substituição às rolhas.
 

O melhor sommelier

Uma profissão cada vez mais valorizada. Basta ver o quanto esses profissionais vêm se qualificando...
 

O dia a dia do sommelier

A profissão está regulamentada no Brasil, desde 26/08/2011, com a Lei 12.467. Mas será que a gente sabe, mesmo, o que faz esse profissional?
 
Quando recebemos amigos em casa, queremos sempre que tudo saia da melhor maneira possível, inclusive o vinho que servimos. Então, uma boa dica é aprendermos com os profissionais do assunto.
 
Decantar ou não decantar. Essa é uma das questões que rondam quem aprecia um bom vinho. Na dúvida, dá para sempre decantar? Ou não?
 

Por que água?

Já ouvimos inúmeras vezes o conselho de beber água junto com o vinho. Vamos entender a razão.
 

Taça suja, taça limpa!

Como manter suas taças de vinho limpas, e bem cuidadas? Vendo nossas dicas...
 

Por onde começar?

Não é apenas uma questão de ritual, ou protocolo. A ordem de degustação segue uma lógica. Vamos ver?
 

Uma taça "oficial"?

Inúmeros são os modelos e formatos das taças de vinho. Já falamos das taças para Bordeaux, Borgonha, Alsácia, Cahors... Mas você sabia que existe um padrão de taça, certificado pelo Instituto Nacional das Apelações de Origem, na França?
 

A taça de Cahors

Os produtores de Malbec da região francesa de Cahors, com o apoio do governo francês e da União Europeia, vêm investindo, há alguns anos, em diversas campanhas de divulgação desses vinhos.
 
Quando a gente não sabe o que comprar, e não quer errar, o que fazer?
 

Aerador?

Nem todo mundo gosta de decantar o vinho. Enquanto alguns realmente apreciam ver o vinho no decantador, outros consideram que tirá-lo da garrafa original faz perder certo charme.
 

A rolha do futuro?

Um projeto muito interessante, para quem gosta de vinhos e também de tecnologia, acaba de ser divulgado pela Universidade de Aveiro, em Portugal.
 

Tá na mesa

Nada como receber amigos e familiares, para jantar e beber um bom vinho!
 
Todos sabemos da delícia de desfrutar refrescantes vinhos brancos e rosés durante o verão. Mas nem por isso precisamos abrir mão do prazer do vinho tinto, durante essa estação.
 

As taças da Alsácia

Algumas regiões produtoras de vinho desenvolveram taças específicas, que consideram as ideais para seus vinhos. Poucas são tão típicas, e tão charmosas, como as taças da Alsácia.
 

A etiqueta do vinho

Gostando ou não, elas existem: as regras de etiqueta. E para que elas servem? Talvez, para serem seguidas; talvez, para serem quebradas...
 
Um dos muitos assuntos polêmicos que rondam o vinho, a preferência por rolhas naturais ou sintéticas pode render acaloradas discussões. Entenda os argumentos de ambos os lados, e veja como há espaço para a controvérsia...
 
Você bobeou, e derrubou vinho tinto na roupa, na toalha da mesa, no tapete ou no sofá... E agora, o que fazer? Não entre em pânico, pelo menos por enquanto. Leia as dicas que selecionamos, para tentar resolver o problema.
 
São três passos simples, mas com eles você pode degustar melhor seu vinho, apreciando plenamente sua textura e aroma... Interessante, não?
 
 
E quando a noite acaba, mas a garrafa de vinho não, o que fazer? Dá para guardar o vinho para o dia seguinte? Como?
 
A decantação surgiu com um caráter prático: separar o vinho de sedimentos que se formaram na garrafa ao longo do tempo. Mas o que começou por necessidade, ganhou ares de ritual, quando percebemos que o vinho pode se beneficiar desse processo. Mas se a necessidade é cada vez menos frequente, fica a pergunta: quando decantar?
 

A decantação

 
Para alguns, frescura. Para outros, imprescindível. Para outros, ainda, um completo mistério. O assunto? Decantação! 
 
Não, ninguém precisa ter uma porção de modelos de taça, para desfrutar os prazeres do vinho. Mas é, no mínimo, interessante, conhecê-las.
 

As taças de vinho

Para cada vinho há uma forma de copo especial, que realça suas características específicas. Mas isso não nos impede de escolher uma única taça para todos os vinhos que amamos, se assim a gente preferir. Mas como escolher a taça?
 
Em primeiro lugar, vamos combinar que isso pode acontecer com qualquer um. Então, que ninguém atire a primeira pedra...
 
Esse vinho não precisa de saca-rolhas para ser aberto, certo? Mas, nem por isso, é considerado fácil de abri-lo, por todos...
 

Os saca-rolhas

Inventados há cerca de três séculos, os saca-rolhas podem ser muito diferentes, entre si. Você conhece os principais tipos? E qual o seu preferido?
 

Rolhas e rolhas

Rolha não é tudo igual. Muito pelo contrário. Quer ver?
 

O balde de gelo

Esse é um item simples, presente em muitas casas. Mas que merece muita atenção, por parte daqueles que apreciam o bom vinho!
 
Cada um tem seu gosto. Não há nada de errado em beber o seu vinho na temperatura que mais lhe apetece. Mas não custa nada entender como isso influencia a gente e o líquido...
 
Pitoresco, para dizer o mínimo. Tendência? Ainda é cedo para saber. Mas os vinhos em lata de alumínio, ainda raros no Brasil, já começam a aparecer, em vários cantos do mundo.