Uma adega dos sonhos

Que tal manter uma adega variada? Veja nossas dicas, para um estoque de 50 garrafas, que você pode adaptar conforme preferir, é claro!

 23 tintos de todos os estilos e de muitos lugares

Comece pensando em Cabernet Sauvignon e Merlot, e tenha sempre 2 tintos de Bordeaux na sua adega. Ainda falando em tintos franceses, tenha também 1 Pinot Noir da Borgonha e 1 típico corte de Châteauneuf-du-Pape.

Da Itália, providencie para sua adega 1 Barolo, 1 Primitivo di Manduria, 1 Brunello de Montalcino, 1 Chianti e 1 Valpolicella. Da Espanha, coloque na sua adega dois Tempranillos, 1 de Rioja e 1 de Valdepeñas.

Também mantenha sua adega abastecida com algumas variedades típicas de Portugal. Nossa sugestão? Escolha dois tintos portugueses, 1 corte típico de vinhedos misturados, e 1 varietal, que pode ser de Touriga Nacional, Trincadeira ou Baga, por exemplo. Se quiser ler mais sobre vinhedos misturados, uma particularidade portuguesa, clique aqui.

Do Novo Mundo, não se esqueça de 1 Cabernet Sauvignon e 1 Zinfandel da Califórnia, 1 Cabernet Sauvignon e 1 Carmenère chilenos, e 1 Malbec e 1 Bonarda argentinos. Tenha também dois vinhos produzidos com a uva Tannat: 1 do Uruguai, e 1 brasileiro, da Campanha Gaúcha. Da Austrália, 1 Shiraz. Da África do Sul, 1 Pinotage.

 10 brancos para todos os gostos

Comece pensando em 1 Riesling francês da Alsácia, além de 1 complexo Riesling seco alemão, e, ainda na Alemanha, 1 Gewürztraminer. Não se esqueça de 1 Chablis (o mais famoso Chardonnay da Borgonha) e 1 Chardonnay da Califórnia.

Além de 1 refrescante Vinho Verde português, providencie 1 Sauvignon Blanc da região de Marlborough na Nova Zelândia e 1 argentino elaborado com a aromática uva Torrontés (a única cepa considerada nativa da Argentina).

Para encerrar os brancos, 1 Pinot Grigio italiano e 1 Rueda Verdejo (um dos brancos mais frescos da Espanha).

 2 rosés para inovar e surpreender

Apesar do nome, White Zinfandel é um rosé dos Estados Unidos muito fácil de beber. Tenha 1 desses na adega. Mas, se o assunto é rosé, não se esqueça de 1 Provence (denominação francesa que mais produz rosé, onde 87% dos vinhos são vinificados dessa maneira).

 5 espumantes para comemorar a vida

Uma adega dos sonhos deve, é claro, ter 1 Champagne guardado, e também 1 espumante rosé francês. Além disso, procure diversificar, com 1 Cava da Espanha, 1 italiano Prosecco e, é claro, 1 espumante nacional do Vale dos Vinhedos.

 5 vinhos de sobremesa e fortificados para bons momentos

Escolher apenas 5 desses vinhos é um desafio. Não deixe de ter 1 Porto, no estilo que mais apreciar, Ruby ou Tawny. Ainda de Portugal, 1 Moscatel de Setúbal também deveria ser “obrigatório”...

Procure também por 1 Riesling de colheita tardia. Por que não 1 Tokaji, o húngaro que ficou conhecido como “o rei dos vinhos, e o vinhos dos reis”? Por fim, não deixe de ter 1 Icewine, elaborado com uvas congeladas.

Se quiser saber mais sobre a produção desse tipo de vinho, clique aqui.

 5 excentricidades, para lembrar como o mundo é grande

Agora é a hora de buscar vinhos muito específicos. Que tal um vinho Laranja, que você pode conhecer clicando aqui? E por que não, um vinho de vinhedos cultivados em regiões vulcânicas? Entenda a influência desse solo no vinho, clicando aqui. E um do Oriente Médio, produzido no Líbano? Saiba mais sobre vinhos libaneses, clicando aqui.

Em uma adega tão diversificada, não pode faltar um polêmico e famoso Beaujolais Nouveau, sobre o qual você pode saber mais clicando aqui.

E, para finalizar a lista, um vinho biodinâmico, do qual tanto se fala ultimamente. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui.

É ou não é uma adega dos sonhos?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.