Como são fabricados os barris

Todos adoramos ver lindos barris de carvalho, preferencialmente cheios de vinho, não é? Um bom motivo, então, para entender um pouquinho mais sobre eles!

O profissional que fabrica barris é chamado tanoeiro. Além de tecnicamente muito habilidosos, os tanoeiros são, também, meio artistas... O processo de fabricação dos barris, chamado tanoaria, não mudou muito ao longo dos séculos, dependendo enormemente, ainda, da habilidade do profissional, em um trabalho bastante artesanal.

Como começa um barril?

Com toras de carvalho, serradas em tábuas. Com tábuas divididas em aduelas.

Logo de cara, dá para perceber o motivo de bons barris não serem nada baratos. A cada 5m3 de toras de carvalho, é produzido apenas 1m3 de aduela, que deve secar em ambiente natural.

Depois de secas, as aduelas são cortadas para ficarem todas com o mesmo comprimento, e com a ajuda de argolas de ferro, as aduelas são postas lado a lado, em círculo.

Para encurvar e conseguir aproximar as aduelas na outra extremidade, então, o tanoeiro aumenta a temperatura da madeira com um braseiro colocado no seu centro. As brasas utilizadas são produzidas com refugo da própria madeira do processo.

Essa tosta da parte interna do barril, além de dar flexibilidade à madeira, também confere, ao carvalho, os aromas e sabores que ele vai transmitir ao vinho, bem como garante sua resistência e longevidade.

Para juntar as aduelas com outras argolas, o tanoeiro conta com a ajuda de uma prensa.

Talvez você não tenha se dado conta, mas a vedação do barril acontece somente pela pressão, sem a necessidade de colar uma aduela na outra...

Já em formato de abóboda, a madeira é aplainada, podendo esse ser um processo manual ou automatizado.

Por fim, as etapas de acabamento e gravação.

Pronto, está feito o barril.

Interessante, ou não?

Se quiser mais informações sobre as diferentes espécies de carvalho, clique aqui. Ou, se quiser entender os motivos do carvalho ter sido a árvore escolhida para a fabricação de barris, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.