O prazer da persistência

Um dia Charles Chaplin disse “a persistência é o menor caminho ao êxito”. O assunto não era vinho, mas, se fosse, ele estaria certíssimo!

Persistência é a duração de sabores na boca, geralmente associada à qualidade do vinho. Um final longo e equilibrado está relacionado a vinhos de qualidade superior, ou ao corpo do vinho. Vinhos encorpados geralmente têm finais mais longos que vinhos de corpo leve.

Dependendo do tempo de evolução do vinho na boca, ele pode ser considerado razoavelmente persistente, quando, por exemplo, permanece no palato por 4 a 6 segundos; abaixo desse tempo, ele é considerado pouco persistente. Para ser considerado persistente, o sabor de um vinho deve durar por cerca de 10 a 15 segundos, após ser ingerido. Mas alguns vinhos têm um final tão longo, que persiste por mais de 20 segundos na boca, sendo essa uma característica bem marcante; são vinhos complexos, chamados de muito persistentes.

A persistência da doçura presente nos vinhos fortificados e de sobremesa tende a ser mais sentida na ponta da língua, a acidez dos vinhos brancos persiste mais nas laterais da língua, já o agradável amargor dos vinhos tintos tânicos é mais persistente no fundo, próximo à garganta. Assim, ao envolver a língua com o vinho, torna-se possível provar todos os aspectos e apreciar todos os sabores e seus comprimentos.

Mas, se um vinho de qualidade costuma ter final longo, nem todo vinho com final longo é um vinho de qualidade! A persistência pode ser, eventualmente, dura, adstringente, ácida, seca, amarga, ou, de alguma forma desagradável... Não basta ter final longo, é necessário que o final seja longo e bom!

Quando o final do vinho tem comprimento e persistência, culminando em distinção, continuidade, maciez, suavidade e elegância, esse será um vinho a ser lembrado com boas recordações...

E não é para isso que desfrutamos desse prazer? Pelos bons momentos?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.