Lasanha, lasanha, lasanha

Lasanha é sempre uma boa pedida, em casa, ou no restaurante. E essa é uma refeição que praticamente implora por um bom vinho para acompanhá-la... Mas qual escolher?

 Lasanha à bolonhesa, um clássico

Mais robusta, a lasanha mais tradicional de todas pede tintos igualmente encorpados, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Tannat ou Sagrantino.

 Lasanha ao sugo, leve e saborosa

Para lasanha ao sugo, feita somente com queijo e presunto, considere vinhos tintos menos vigorosos, como os produzidos com Zinfandel, Carmenère, Tempranillo, Sangiovese, Grenache e Merlot.

 Lasanha aos 4 queijos, uma tentação

O molho à base de queijos pede vinhos mais encorpados, principalmente em função de queijos como parmesão, provolone ou gorgonzola. Escolha Cabernet Sauvignon, ou se deseja realmente ser original, sirva um espumante. E, se quiser saber mais sobre harmonização de vinhos e queijos, clique aqui.

 Lasanha de berinjela, surpreendentemente

Para esse prato italianíssimo, escolha um vinho à base de Sangiovese, como os de Chianti, ou um Primitivo italiano (ok, também pode ser um Zinfandel da Califórnia). Se preferir branco, a dica é Chardonnay.

 Lasanha vegetariana, uma opção saudável

Pense no sabor predominante, antes de fazer a escolha: tomates ou pimentões aceitam muito bem um Sangiovese ou um vinho rosé, verduras como espinafre e brócolis podem ser ótimas opções para o Sauvignon Blanc, e sabores adocicados, como abóbora podem ser ressaltados com um Chardonnay.

 Lasanha ao funghi, bastante sofisticada

Esse prato especial merece cuidado na harmonização. Se pensar em branco, vá de Chardonnay; em tinto, abra um Pinot Noir. Mas não descarte um espumante, que combina muito bem.

Pela variedade de opções, daria até para comer lasanha uma semana inteira, com pizza no domingo! E um vinho diferente a cada dia!

Ah, quem gosta de preparar refeições especiais, como essas, não pode deixar de visitar nossa seção “cozinhando”, clicando aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.