Bordeaux ou Borgonha?

Nunca houve dois franceses tão diferentes entre si... A rivalidade entre essas duas regiões, ambas produtoras de maravilhosos vinhos, pode ser o estopim para apaixonadas discussões.

  Quem produz

Comecemos pelos produtores. Em Bordeaux, o produtor é chamado de Château, enquanto na Borgonha, o nome utilizado é Domaine. As vinícolas de Bordeaux são normalmente grandes corporações, de ricos proprietários. Já na Borgonha encontramos os pequenos produtores, daquele tipo “com a mão na massa”. Ok, com a mão na uva.

  As uvas

As cepas mais utilizadas para a produção dos Bordeaux são: Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, para os tintos, e Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle, para os brancos. Nos vinhos da Borgonha, por sua vez, as tintas mais usadas são Pinot Noir e Gamay e as brancas são Chardonnay e Aligoté.

  A cor

Enquanto em Bordeaux prevalecem os vinhos tintos em mais de 90% da produção da região, na Borgonha os brancos representam 62% do total de vinhos produzidos.

  O estilo

A notoriedade dos vinhos de Bordeaux baseia-se, entre outras coisas, pela excelência na criação de cortes de diferentes uvas, em um único vinho. O termo “corte bordalês”, usado amplamente no mundo do vinho, refere-se à combinação das uvas mais utilizadas em Bordeaux.

Borgonha, em contrapartida, é o berço de alguns dos mais famosos e valiosos vinhos varietais de todo o mundo! 

  As garrafas

As garrafas utilizadas em Bordeaux, e assim denominadas, têm ombros altos que auxiliam a retenção do depósito de resíduos ao se servir o vinho, já que tradicionalmente esses são vinhos aptos a envelhecer por longo tempo na adega. Foram adotadas no mundo todo para as cepas de Bordeaux.

A garrafa Borgonha, ao contrário, tem ombros inclinados, sendo usada para as cepas Chardonnay e Pinot Noir em todo o mundo.

  As taças

A conhecida taça oval de Bordeaux, com uma a ampla superfície, faz com que uma quantidade maior de vinho seja exposta ao ar para liberar os aromas, intensificando o sabor, aroma e textura dos vinhos, e também prolongando a sua persistência.

A larga taça para Borgonha tem um formato fácil de girar que permite que o ar interaja com o líquido e desenvolva os aromas, realçando o frutado, a acidez e equilíbrio dos vinhos. O leve rebordo dirige os sabores frutados para a parte frontal do palato.

O resumo da ópera é que, em vez de pensar em um versus o outro: que bom que existem Bordeaux e Borgonha!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre Bordeaux, clique aqui. E, para ler mais sobre Borgonha, clique aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.