Bordeaux ou Borgonha?

Nunca houve dois franceses tão diferentes entre si... A rivalidade entre essas duas regiões, ambas produtoras de maravilhosos vinhos, pode ser o estopim para apaixonadas discussões.

  Quem produz

Comecemos pelos produtores. Em Bordeaux, os châteaux mais conhecidos são grandes corporações, de ricos proprietários. Já em Borgonha, ou Burgundy, encontramos os pequenos produtores, daquele tipo “com a mão na massa”. Ok, com a mão na uva.

  As uvas

As cepas permitidas para a produção dos Bordeaux são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Petit Verdot, Carmenere e Cabernet Franc, para os tintos, e Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle, para os brancos. Os Borgonha, por sua vez, são tintos de Pinot Noir e Gamay ou brancos de Chardonnay e Aligoté.

  A cor

Em geral, os vinhos tintos Bordeaux apresentam uma cor roxa escura e quase opaca, e os brancos aproximam-se mais do ouro. Enquanto isso, os vinhos da Borgonha têm uma cor vermelho rubi brilhante e clara, e os brancos também são mais claros.

  O estilo

Os vinhos tintos de Bordeaux são ricos, encorpados, potentes e frutados, já que a região é litorânea e mais quente. Os Burgundys são vinhos considerados mais elegantes, devido à sua estrutura de finesse e luz, resultado de uma região mais fria.


  A
s garrafas

As garrafas utilizadas em Bordeaux, e assim denominadas, têm ombros altos que auxiliam a retenção do depósito de resíduos ao se servir o vinho, já que tradicionalmente esses são vinhos aptos a envelhecer por longo tempo na adega. Foram adotadas no mundo todo para as cepas de Bordeaux.

A garrafa Borgonha, ao contrário, tem ombros inclinados, sendo usada para as cepas Chardonnay e Pinot Noir em todo o mundo.

  As taças

A conhecida taça oval de Bordeaux, com uma a ampla superfície, faz com que uma quantidade maior de vinho seja exposta ao ar para liberar os aromas. O bojo grande desta taça intensifica o sabor, aroma e textura do Cabernet Sauvignon e dos outros vinhos de Bordeaux. O formato também prolonga a persistência do vinho.

A larga taça para Borgonha às vezes conta com uma concavidade próxima à borda, para que o vinho se espalhe pela língua. Seu formato fácil de girar permite que o ar interaja com o líquido e desenvolva os aromas, realçando o frutado, a acidez e equilíbrio dos vinhos. O leve rebordo dirige os sabores frutados para a parte frontal do palato.

O resumo da ópera é que, em vez de pensar em um versus o outro: que bom que existem Bordeaux e Burgundy!

 

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.