Vinho congelado

Sobrou um pouco de vinho. Dá para guardar para amanhã? Dá, mas que tal pensar em outra alternativa?

Guardar a garrafa na geladeira, fechada, e na posição vertical, costuma ser a escolha mais comum, para aquele vinho que não foi inteiramente consumido. Mas a escolha mais comum, não é, necessariamente, a única...

Considere, nessa hora, uma outra possibilidade: congelar o vinho.

Sim, o vinho congela, e essa pode ser uma boa ideia. O processo de congelamento demora um pouco mais que congelar água, mas dá certo, sim.

Assim que congelarem, retire as pedras da bandejinha, e feche os cubos em um recipiente ou saco de freezer, com a menor quantidade possível de ar, dentro. E guarde.

Mas para que serve, um cubo de gelo de vinho? Serve para descongelar, e beber? Serve. Mas, para o dia a dia de quem cozinha, essa é uma grande sacada. Sabe aquela receita, que pede ½ copo de vinho tinto? Nessa hora, você pega seus cubos de vinho congelado, do freezer!

O ideal é deixá-los descongelar em temperatura ambiente. Mesmo que haja uma pequena alteração na textura, o sabor permanece praticamente o mesmo.

E quais vinhos podem ser congelados? Provavelmente todos. Vinhos tintos, sim. Vinhos brancos, também, mesmo que percam um pouco de sua acidez original. Vinhos espumantes, surpreendentemente sim. Vinhos fortificados, perfeitamente.

Além de evitar o desperdício, essa acaba sendo uma solução prática, e uma forma de deixar seus pratos ainda mais apetitosos.

Se você ficou em dúvida, pensando que é desperdício cozinhar com vinho de boa qualidade, lembre-se de uma máxima: um vinho que não é bom para degustar, também não é um bom ingrediente, para cozinhar. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Nossa sugestão? Tente congelar sua eventual sobra de vinho. Se sobrar. Quando sobrar. Grandes chances de você se surpreender!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.