Espumante ou frisante?

Apesar da popularidade cada vez maior dos vinhos espumantes entre os brasileiros, a confusão ainda é grande. E uma das maiores confusões acontece entre os termos espumante e frisante.

Afinal, qual a diferença?

Primeiro vamos às semelhanças. Ambos, espumante e frisante, têm gás carbônico. Bolhas, borbulhas, chame como preferir. E ambos passam por processo de fermentação alcoólica, como qualquer vinho. É quando o açúcar das uvas transforma-se em álcool.

Agora vamos às diferenças...

  fermentação

Os vinhos espumantes passam por um segundo processo de fermentação, que pode acontecer em tonéis de aço (processo charmat) ou na própria garrafa (método tradicional, clássico, ou champenoise). Essa segunda fermentação produz gás carbônico de maneira natural, que, aprisionado na garrafa, torna o vinho espumante.

Já os vinhos frisantes não passam, necessariamente, por essa segunda fermentação, e a introdução de gás carbônico pode ocorrer no mesmo momento da fermentação alcóolica, geralmente de maneira artificial.

  pressão

Como os frisantes são menos gaseificados, tendo, via de regra, metade do gás carbônico dos espumantes, sua pressão também é menor. Enquanto os frisantes tem pressão de 1 a 2 atmosferas (ou seja, a pressão dentro da garrafa é uma a duas vezes maior do que fora), os espumantes tem pressão de 4 a 6 atmosferas. Ou seja, a principal diferença entre eles é que o vinho frisante tem menos espuma que um vinho espumante.

  teor alcóolico

A quantidade de álcool normalmente é menor nos frisantes, por volta de 7%, enquanto um espumante varia de 9,5 a 10%.

  denominações

Champagne é, sem dúvida, o espumante mais famoso do mundo. Os únicos espumantes que podem utilizar essa denominação em seus rótulos são aqueles produzidos na região de Champagne, na França, sob condições específicas (tipos de cepa, método de produção...). Mas existem outras denominações também famosas: a Espanha produz Cava, a Itália produz o Prosecco... sem falar nos espumantes brasileiros, cada vez mais reconhecidos, premiados e apreciados.

Já o vinho frisante mais conhecido é o Lambrusco, proveniente da Itália.

Outra informação que muita gente desconhece é que existe uma escala bem definida para suavidade e doçura, e que pode ser muito útil na compra do seu próximo espumante:

 Brut nature: de 0 a 3 gramas de açúcar residual por litro, sem adição de licor de expedição

 Extra brut: com menos de 6 gramas de açúcar por litro

 Brut: de 6 a 15 gramas de açúcar por litro

 Extrasseco: de 12 a 20 gramas de açúcar por litro

 Seco: de 17 a 35 gramas de açúcar por litro

 Semisseco ou demi-sec: de 35 a 50 gramas de açúcar por litro

 Doce, dulce ou doux: mais de 50 gramas de açúcar por litro




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.