Bolo de chocolate, calda de vinho

Bolo de Chocolate já é praticamente uma unanimidade... E se a calda for feita com vinho tinto? Aí é quase covardia!

 Rendimento:

8 fatias

 Ingredientes:

Para o bolo

.  200 g de manteiga sem sal
.  1/3 xícara (de chá) de farinha de trigo
.  200 g de chocolate amargo picado (pelo menos 70% cacau)
.  1 xícara (de chá) de açúcar
.  4 ovos
.  ½ colher (de chá) de sal

Para a cobertura

.  200 g de chocolate amargo picado (pelo menos 70% cacau)
.  50 g de manteiga sem sal
.  ½ colher (de chá) de sal
.  ½ xícara (de chá) de açúcar de confeiteiro
.  ½ xícara (de chá) de vinho tinto (nossa sugestão? Pinot Noir!)

 Modo de Preparo:

Para fazer a massa do bolo, coloque o chocolate, o açúcar e a manteiga em um refratário. Coloque-o sobre uma panela com água fervente (atenção, a tigela não deve tocar a água). Mexa durante aproximadamente 3 minutos, retire do fogo e continue a mexer até que o chocolate esteja totalmente derretido. Deixe esfriar.

Depois de frio, leve à batedeira, em velocidade média. Adicione os ovos, um a um. Bata até a mistura adquirir uma consistência de mousse, e diminua a batedeira para a velocidade baixa. Adicione o sal e a farinha.

Coloque a massa em uma forma de 20 cm de diâmetro, untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré-aquecido, a 160°C, para assar por 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito (que não deve sair totalmente limpo), para verificar o ponto ideal.

Deixe o bolo esfriar completamente para retirá-lo da forma.

Para fazer a cobertura do bolo, ferva o vinho em uma panela. Reserve.

Coloque o chocolate, a manteiga e o sal em um refratário, e novamente coloque-o sobre uma panela com água fervente (sem a tigela tocar a água). Mexa durante aproximadamente 5 minutos, e acrescente o açúcar. Retire do fogo, e acrescente o vinho. Deixe esfriar até engrossar, por cerca de 8 minutos.

Despeje a calda sobre o bolo, fazendo-a escorrer levemente pelas laterais.

Aguarde 2 horas para servir o bolo.

 Harmonização:

Esse bolo pode ser servido com o próprio Pinot Noir utilizado na receita. Ou então, com um vinho sul-africano produzido à base da uva Pinotage, que harmoniza muito bem com chocolate.

Se preferir vinhos fortificados, sirva com um português vinho do Porto, ou com um francês Banyuls. Se quiser ler mais sobre Banyuls, clique aqui.

Você tem dúvida que esse bolo de chocolate é incrível? Então prepare-o, e tire a prova!

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.