Montepulciano D'Abruzzo

Montepulciano é um nome que pode gerar alguma confusão. Mas é simples desfazê-la.

Montepulciano é o nome de uma variedade de uva vinífera, nativa da Itália, que remete a amoras pretas, e a cereja.

Os vinhos Montepulciano d’Abruzzo são produzidos com pelo menos 85% dessas uvas, chamadas Montepulciano, e são produzidos na região de Abruzzo.

Em outra região da Itália, na Toscana, existe uma cidade chamada Montepulciano, que produz vinhos chamados Vino Nobile de Montepulciano e Rosso di Montepulciano. Mas esses vinhos não são produzidos com a uva Montepulciano; levam esse nome em referência à cidade. Para ler mais sobre vinhos italianos, clique aqui.

Voltemos aos Montepulciano d’Abruzzo.

Essa é uma das denominações de origem italianas mais famosas e mais comercializadas ao redor do mundo, reconhecida oficialmente desde 1968.

Seus vinhos apresentam um vermelho rubi intenso, às vezes com reflexos que puxam para o violeta. O aroma de frutas vermelhas é marcante, e também podem aparecer notas de flores secas e especiarias.

Via de regra, Montepulciano d’Abruzzo é um vinho seco, encorpado, de boa acidez, taninos macios que podem ser apreciados quando jovens. E seu sabor é persistente.

Mas a região de Abruzzo é bastante extensa, e os vinhos Montepulciano d’Abruzzo podem ser produzidos nas quatro diferentes províncias: L’Aquila, Chieti, Pescara e Teramo.

Em Pescara, encontramos duas sub-denominações: Montepulciano d'Abruzzo Terre dei Vestini e Montepulciano d'Abruzzo Casauria ou Terre di Casauria. Nesses dois casos, é exigido um período mínimo de envelhecimento de pelo menos 18 meses (ou 30 meses, para a versão Reserva).

Mas somente vinhos da província de Teramo podem ser rotulados com a Denominação de Origem Controlada e Garantida Montepulciano d'Abruzzo Colline Teramane. Esse é um rótulo que traz vinhos absolutamente extraordinários, envelhecidos ao menos por 2 anos (ou 3 anos, no caso dos Reserva).

Para apreciar melhor um Montepulciano d’Abruzzo, escolha uma refeição à base de carne grelhada ou uma massa ao molho bolonhesa. Ou, se preferir, harmonize com um queijo curado, ou mesmo um risoto. Todo o potencial desse vinho vai se exibir! 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.