Baden

Baden é a terceira maior região vinícola da Alemanha, e é a região mais quente (para nós a menos fria) e mais ensolarada do país. Um lar de vinhos incomparáveis!

É a única região vinícola da Alemanha considerada “Zona B” pela União Europeia, em uma classificação na qual “Zona A” é a mais fria (onde encontra-se todo o resto da Alemanha), e “Zona C” a mais quente (onde encontram-se, por exemplo, Bordeaux na “Zona CI” e o sul da Itália na “Zona CIIIb”).

A combinação perfeita entre um calor ameno, incidência de luz solar e água encontra-se aqui, em uma região estreita que se estende ao longo de 400 km, seguindo pelo Reno desde o Lago de Constança, no sul, subindo até a cidade de Mannheim.

Em Baden, 60% dos vinhedos são ocupados por uvas brancas e 40% por uvas tintas, sendo a Spätburgunder a principal delas. Se você acha que não conhece essa uva, provavelmente está enganado. Spätburgunder é o nome alemão da Pinot Noir, e Baden é uma das regiões mais importantes para o cultivo dessa cepa, no mundo!

Na verdade, Baden tem uma vocação natural para o cultivo das uvas Pinot em geral, chamadas em alemão de Burgunder. Spätburgunder (Pinot Noir), Weissburgunder (Pinot Blanc) e Grauburgunder (Pinot Gris) ocupam, juntas, mais da metade dos vinhedos da região.

Outras uvas importantes da região são as brancas Riesling e Müller-Thurgau, sem falar na Chasselas, chamada na Alemanha de Gutedel, que é uma especialidade de Baden.

Em uma região tão extensa, é natural que haja muita variação de tipos de solo, assim como de microclimas e de, consequentemente, vinhas cultivadas e vinhos produzidos. Dessa maneira, Baden divide-se em 9 sub-regiões: Badische Bergstrasse, Bodensee, Breisgau, Kaiserstuhl, Kraichgau, Markgräflerland, Ortenau, Tauberfranken e Tuniberg.

Assim como o clima, o povo de Baden também é caloroso. Esse é um destino de enoturismo bastante interessante para apaixonados por vinho e por boa comida!

Conheça Baden nas próximas férias! Ou então, por que não conhecer Baden aqui mesmo, por meio de seus vinhos? Fica a dica...

Para encerrar, se quiser conhecer Pfalz, outra região vinícola da Alemanha, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.