Prosecco

Este é o nome original de uma variedade italiana de uva branca, da região do Vêneto, e também de um dos grandes vinhos italianos, o espumante produzido exclusivamente no nordeste da Itália. 

Desde 1969 os vinhos Prosecco estão regulamentados pelo sistema de denominação de origem italiano, sendo que, recentemente, a região específica de Conegliano Valdobbiadene foi condecorada como uma DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), por produzir os Proseccos de maior qualidade.

Para Conegliano Valdobbiadene, a 50 km de Veneza, esse foi o reconhecimento de anos de trabalho que estabeleceram excelentes níveis de qualidade em todas as fases de produção.

Desde então, a fim de diminuir as inevitáveis confusões entre o nome da uva e da denominação de origem, regulamentada para ser utilizada somente mediante estritas regras, o sinônimo Glera foi adotado oficialmente como nome da cepa.

Com essa mudança, também reduziu-se a possibilidade de espumantes de outras regiões serem rotulados como Prosecco, por usarem a mesma variedade de uva.

Um Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore deve ser produzido com, pelo menos, 85% de presença da uva agora chamada de Glera. O restante pode ser composto pelas nativas Verdiso, Bianchetta, Perera, Glera Lunga, ou pelas internacionais Pinot e Chardonnay.

O rótulo desses vinhos pode trazer somente o nome Conegliano, somente Valdobbiadene, ou ambos.

O método de produção do Prosecco prevê segunda fermentação em tanques, diferente do método francês tradicional, no qual essa etapa ocorre dentro da garrafa.

Os vinhos Prosecco têm identidade única, são muito tradicionais, mas muito flexíveis, sendo agradáveis em qualquer ocasião, e podem aparecer em 3 diferentes versões:

 Brut – esse é o mais moderno, e mais flexível de todos. Muito atraente, e com paladar vibrante, tem no máximo 12 g de açúcar residual por litro. Excelente quando servido com peixes ou frutos do mar. 

 Extrasseco – esse é o mais tradicional, também muito fácil de harmonizar. Elegante, tem um toque picante e cítrico, com açúcar residual entre 12 a 17 g/litro. Grande como aperitivo, e também com sopas, massas, carnes brancas...

 Seco – esse é o menos conhecido, com um paladar cheio de sabor, fresco e suave. Apresenta entre 17 e 32 gramas de açúcar residual por litro, e é uma ótima escolha para comidas picantes.

Para conhecer todo o potencial de um Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore, sirva-o gelado, entre 6 e 8°C. Mas não espere um momento especial para esse prazer. Considere a possibilidade de transformar um momento qualquer, em um momento especial...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.