As profissões em torno do vinho

Você já parou para pensar em quantos profissionais diferentes estão envolvidos em toda a cadeia produtiva do vinho? Dê uma olhada em alguns dos principais. Quem sabe você não descobre a profissão dos seus sonhos?

 Ampelógrafo é o botânico especializado em identificar e classificar as videiras.

 Viveirista é o produtor de mudas e porta-enxertos, que comercializa seus produtos aos viticultores.

 Viticultor é o produtor de uva que administra uma propriedade agrícola, preparando o solo, plantando, e comercializando ou beneficiando as frutas.

 Engenheiro agrônomo é o profissional que orienta produtores nos vários aspectos da atividade, prestando assistência e consultoria técnica, e elaborando documentação técnica e científica.

 Tanoeiro é o marceneiro que produz e restaura tonéis de madeira, como os barris de carvalho utilizados no amadurecimento do vinho.

 Colhedor é muitas vezes um trabalhador volante da agricultura, contratado temporariamente durantes as épocas da colheita.

 Operador de colheitadeira é um trabalhador agrícola que prepara, ajusta e opera as máquinas utilizadas em colheita mecanizada.

 Vinhateiro é quem produz vinho, é o dono da vinícola, também chamado de vinicultor, ou produtor de vinho.

 Enólogo é o responsável por dirigir todo o processo de produção, é o especialista na fabricação do vinho.

 Sommelier é o responsável pelas bebidas de um estabelecimento, é quem escolhe os vinhos de determinada adega, e os apresenta aos clientes da maneira mais adequada. É um especialista em serviço e em degustação de vinho.

 Degustador profissional, ou crítico de vinhos, é quem analisa, descreve as sensações proporcionadas, julga e compara vinhos.

Mas, felizmente, não é necessário profissionalizar-se para envolver-se com o vinho. Basta apreciá-lo e desfrutar dos prazeres que ele proporciona. Nesse caso:

 Enófilo, aquele que gosta de vinho!

Um brinde, a cada um dos citados! Todos eles, tão essenciais para o mundo do vinho...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.