Algumas mentirinhas...

Inocentes ou não, eis algumas mentirinhas relacionadas ao vinho:

 Vinho branco não é tão bom quanto vinho tinto. Na verdade, depende do vinho branco, assim como também do tinto. Um não é melhor nem mais sofisticado que o outro.

 Só vinhos caros são realmente bons. Na verdade, existem vinhos baratos que são muito interessantes! Deixe o preconceito de lado.

 Vinhos caros são sempre bons. A única certeza que podemos ter, sobre vinhos caros, é que são sempre... caros. Obviamente podem ser bons, mas não é o preço, por si só, que define isso.

 Vinho tinto deve ser servido à temperatura ambiente. É verdade, mas não, necessariamente, num país tropical como o nosso.

 Vinho bom é vinho velho. Na verdade, existem vinhos jovens excepcionais, e velhos estragados. Depende. Até porque, a grande maioria dos vinhos nem é feita para envelhecer!

 Vinho branco é feito com uva branca. Não, necessariamente. E um bom exemplo é a Pinot Noir, nos famosos espumantes de Champagne!

 Rosés são vinhos de categoria inferior. Mentira. Mentira. Mentira. Mentira.

 Só a Europa produz bons vinhos. Mentira. Mentira. Mentira. Mentira. 

 Quanto maior a taça de vinho, melhor. Na verdade, ela precisa ter espaço suficiente para girar o vinho sem derramá-lo, liberando seus aromas, mas não precisa, e nem deve, ser gigante, não.

 Tampas de rosca só são utilizadas em vinhos de menor qualidade. Na verdade, elas são usadas na maioria dos vinhos australianos e neozelandeses, e já existe quem até defenda sua superioridade, para grandes vinhos de guarda.

 Para o vinho respirar, basta deixar a garrafa aberta. Para alguns, abrir a garrafa de vinho 1 ou 2 horas antes de servi-lo já é o suficiente para beneficiá-lo com a exposição ao ar, substituindo a decantação. Émile Peynaud, que era uma autoridade no assunto, considerava totalmente indiferente simplesmente abrir a garrafa.

Não se deixe enganar. É tudo mentira. E nem é a primeira vez que desfazemos tantos mitos. Se quiser ler mais, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.