Cabernet Sauvignon

A rainha das uvas vermelhas nasceu no coração de Bordeaux, mas conquistou vinhedos em todo o mundo, sem perder o caráter clássico e a elegância, típicos da realeza.

Sendo a cepa de maior prestígio no mundo inteiro, e com uma impressionante capacidade de adaptação a diferentes solos e climas, Cabernet Sauvignon é cultivada em praticamente todos os países que produzem vinho.

Os melhores Cabernet Sauvignon são encontrados na região francesa de Bordeaux, na Califórnia, no Chile, na Argentina, na Austrália, e na Itália, onde a cepa é responsável pelos famosos supertoscanos.

Apesar de tão presente em tantos países, Cabernet Sauvignon não é uma cepa de fácil cultivo. Por um lado, a pele espessa de suas uvas permite maior resistência aos fungos e aos danos provocados pelo Sol e pelo orvalho. Mas, por outro lado, os produtores enfrentam um desafio: a Cabernet Sauvignon é bastante relutante a oferecer grandes rendimentos em seus vinhedos (é necessário reconhecer que, talvez, seja esse um dos segredos da qualidade de seus vinhos; para entender melhor como o rendimento da vinha afeta a qualidade de um vinho, clique aqui).

Os vinhos produzidos a partir da cepa Cabernet Sauvignon parecem oferecer tudo aquilo que um enófilo costuma considerar nobre em um vinho tinto: cor profunda, aromas complexos, bom corpo, e capacidade de envelhecimento.

Quando jovem, um Cabernet Sauvignon é poderoso e concentrado, com cores vermelho escuras e aromas frutados. Com o envelhecimento, assume dignidade, graça e elegância, envoltas em cores mais atijoladas e aromas mais terrosos e amadeirados.

Os aromas mais típicos de um Cabernet Sauvignon são:

 Frutados: amora, mirtilo, cereja, groselha, cassis e ameixa

 Herbais: menta, eucalipto, louro, baunilha, pimentão e alecrim

 Terrosos e amadeirados: cedro, tabaco e chocolate

Durante os aperitivos, Cabernet Sauvignon combina muito com frutas secas, como nozes, amêndoas, castanhas e amendoim, e também com queijos duros, como parmesão e provolone. Para desfrutar ainda mais os prazeres de um Cabernet Sauvignon, harmonize-o com carnes pesadas e gordurosas, como de vaca, cordeiro e vitela. E também escolha esse vinho quando estiverem presentes, no tempero, ervas como hortelã, alecrim, tomilho, orégano e manjericão.

Elegante e fácil de harmonizar, Cabernet Sauvignon ainda guarda mais boas notícias. As cascas grossas e o tamanho pequeno dos bagos, ao proporcionarem uma alta concentração de taninos, fazem desse um dos vinhos com maior potencial benéfico à saúde! Se quiser saber mais sobre esse assunto, clique aqui.

Nobre, complexo, aromático, e bom para a saúde. São muitos os motivos para Cabernet Sauvignon ser o vinho que é. E para ser tão apreciado!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.