Croácia

Um pequeno país de grandes vinhos. Sorte dos 4,5 milhões de habitantes. Sorte do mundo todo, na realidade.

Quer se localizar, rápido, entendendo onde fica a Croácia? Sabe a panturrilha da bota da Itália, ou seja, a “batata da perna”? Pois bem. Ela é banhada pelo Mar Adriático. Se alguém saísse de Veneza, “nadando” sempre em frente, chegaria na Croácia! Mas há opções mais seguras, para fazer essa travessia, é claro...

Para quem gosta de um pouco de história, a Croácia é uma ex-república Iugoslava, cuja separação deu-se em 1991. A Croácia foi reconhecida, pela ONU, como um país independente, em 1992, e passou a fazer parte da União Europeia em 2013. Ou seja, foram realmente muitas mudanças, num curto período de tempo.

Mas a cultura do vinho não é novidade, na Croácia. Pelo contrário. O cultivo da uva e a produção do vinho, aqui, é uma tradição de milhares de anos.

As regiões vinícolas da Croácia estão distribuídas em duas áreas bem distintas: na costa do Mar Adriático, a Croácia Litorânea, de onde vem a maioria dos vinhos de alta qualidade do país, e depois dos Alpes Dináricos fica a Croácia Continental, com climas e terroirs totalmente distintos.

Um sistema de regulamentação dos vinhos do país foi oficializado em 2012, com dezenas de denominações de origem distribuídas em quatro grandes regiões:

 Dalmácia, no sul da costa

 Istria e Kvarner, no norte da costa

 Terras Altas, no centro do país

 Eslavônia e Danúbio, na parte mais continental

Do total de vinho produzido na Croácia, 70% são vinhos brancos, 29% são tintos, e apenas 1% são rosés. Nas regiões continentais, essa proporção chega a apenas 10% de tintos, para 90% de brancos!

É impressionante, na Croácia, a variedade de castas autóctones, mesmo que elas tenham perdido espaço, nas últimas décadas, para algumas variedades internacionais.

Os principais estilos de vinhos produzidos na Croácia são brancos secos elaborados com Grasevina (Riesling Itálico) e Malvasia, e tintos surpreendentes elaborados com uma uva chamada Plavac Mali, parente da Zinfandel e da Primitivo.

Procure, também, por brancos produzidos com Traminac (Gewürztraminer) e Pinot Blanc, e tintos das uvas Frankovka (Lemberger), Portugizac e Teran.

E, para celebrar, que tal brindar como os croatas? Para isso, ao levantar a sua taça de vinho, diga “Nazdravlje”, ou a pronúncia mais próxima que conseguir disso... Aliás, para aprender a brindar em outros idiomas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.