O Gallo Nero de Chianti

Os vinhos Chianti Classico, assim como a própria região de Chianti, na Toscana, têm como símbolo, um “gallo nero”, ou seja, um galo preto. Por quê?

A origem desta história se perde no tempo: uma lenda divertida, que narra a rivalidade existente, na Idade Média, entre duas cidades toscanas: Siena e Florença.

De acordo com essa lenda, para colocar um ponto final nessa luta, as duas cidades resolveram definir suas fronteiras de uma maneira inusitada. Um cavaleiro de cada cidade acordaria quando o galo cantasse e andaria de encontro ao outro; o exato ponto em que se encontrassem delimitaria a fronteira, encerrando de vez o conflito.

O galo escolhido pelos sienenses para acordar o cavaleiro de Siena foi um grande e gordo galo branco. Um belo exemplar da espécie, daqueles de dar orgulho. Em Florença, por sua vez, os florentinos escolheram um galo preto qualquer, e decidiram ficar sem alimentá-lo por alguns dias.

Quando chegou o fatídico dia, o galo preto dos florentinos estava tão faminto, que começou a cantar antes mesmo do Sol nascer. Como o cavaleiro florentino acordou e saiu caminhando mais cedo, ele andou muito mais, encontrando o outro cavaleiro ainda muito próximo a Siena. Com isso, Florença ganhou várias terras de vantagem na demarcação da fronteira!

Essa é a razão pela qual quase todo o território de Chianti foi unido sob o governo da República Florentina! E também é a razão do Gallo Nero como símbolo alegórico da região do Chianti Classico, sendo utilizado pelo Consorzio Vino Chianti Classico como símbolo da certificação dos seus vinhos, promovendo-os e protegendo-os de falsificação, por meio de um selo!

Hoje, a região do Chianti Classico, situada na Toscana, entre as cidades de Siena e Florença é composta por 9 municípios, com 7.000 hectares de vinhedos registrados. E, de acordo com os regulamentos de produção desta DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), um Chianti Classico deve ter um percentual mínimo de Sangiovese de 80%, com um teor alcóolico de ao menos 12°.

Suas peculiaridades são uma cor límpida vermelho rubi, aroma com notas florais, e com um sabor harmonioso, seco e com um bom nível de tanino. Inesquecível! Mas como reconhecer um verdadeiro Chianti Classico? Procure pelo selo de certificação do Gallo Nero!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.