O vinho e as doenças respiratórias

Mais uma vez a ciência descobre um benefício do resveratrol, à saúde humana. Acompanhe!

Para quem não se lembra, o resveratrol pertence a um grupo de compostos chamados polifenóis, que estão associados a muitos dos aspectos saudáveis do vinho, para a saúde humana.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Geórgia, nos Estados Unidos, descobriram que o resveratrol é um agente eficaz contra inflamações causadas pela bactéria Haemophilus influenzae não tipável (NTHi).

Essa bactéria oportunista é uma das causas mais comuns de infecções do trato respiratório, e está associada, entre outras doenças, a asma (inflamação crônica das vias aéreas) e a doenças pulmonares obstrutivas crônicas (bronquite crônica e/ou enfisema pulmonar), que afetam mais de meio bilhão de pessoas no mundo.

A pesquisa foi realizada em ratos de laboratório, e demonstrou o potencial terapêutico do resveratrol. Os pesquisadores perceberam, em ratos afetados pela “tal” bactéria NTHi, que o tratamento com resveratrol aumentou a produção da proteína MyD88 (naturalmente capaz de controlar as inflamações), diminuindo a expressão de mediadores pró-inflamatórios no pulmão dos ratos, e também em células humanas pulmonares in vitro.

É importante salientar que o estudo com animais foi realizado de acordo com as políticas e com a devida aprovação do Institutional Animal Care and Use Committee of Georgia State University, o órgão da universidade que regula o uso de animais em pesquisas científicas.

De acordo com o estudo, a asma, nos Estados Unidos, é responsável por 250 mil mortes por ano e é a principal causa de hospitalização de crianças com menos de 15 anos de idade. As doenças pulmonares obstrutivas crônicas, por sua vez, são a terceira principal causa de morte, também nos Estados Unidos.

Segundo o Dr. Jian-Dong Li, um dos autores do estudo, o aumento no número de bactérias resistentes a antibióticos e a limitação do resultado alcançado pelos remédios atualmente existentes para controlar os sintomas dessas doenças, justificam a pesquisa em busca de novas soluções.

Se o resveratrol, componente natural das uvas e do vinho, estará relacionado a uma dessas novas soluções, só o futuro dirá. De qualquer maneira, pesquisas como essa sempre aumentam os indícios de que o consumo regular e moderado dessa bebida, tão prazerosa, é, além de tudo, benéfico à saúde.

Por essas e outras, então, um brinde!

E, se quiser ler mais sobre a relação entre vinho e saúde, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.