O vinho e a saúde do planeta

A produção de vinho gera enormes quantidades de resíduos, principalmente na forma de bagaço. A cada duas garrafas de vinho produzidas, resta o equivalente a 1 garrafa de lixo, na vinícola. E em tempos, necessários, de preocupação com o nosso planeta, fica a pergunta: o que fazer com esses resíduos?

Enquanto muitas vinícolas simplesmente descartam esses resíduos, algumas tecnologias amigas do ambiente têm sido propostas para diminuir o impacto sobre o meio ambiente, reduzir custos com o descarte do lixo, além de fornecer fontes adicionais de renda à cadeia produtiva. Isso porque o lixo de uma indústria pode ser a matéria-prima de outra.

 

  Adubo agrícola

Ricos em compostos, os resíduos de podas, os bagaços e os cachos podem ser processados em uma composteira, para utilização no adubo das videiras, como reposição do solo. Felizmente, algumas vinícolas já trabalham com rigorosos programas de compostagem.

 Óleo de cozinha

É possível obter 1 litro de óleo de semente de uva a cada 300 litros de vinho. Esta opção de óleo de cozinha tem crescido, ano após ano, em popularidade. Rico em ômega-6 e em gorduras polinsatutadas, esse óleo é muito benéfico para a saúde, principalmente quando obtido por prensagem, e não por processo químico de extração.

 Cuidados com a pele

Utilizado por algumas indústrias de cosméticos, o óleo de semente de uva, por ser antioxidante, retarda o processo de envelhecimento da pele, combatendo os radicais livres. Além disso, tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo aconselhável para peles sensíveis.

 Combustível

O biodiesel produzido a partir dos resíduos do vinho pode ser utilizado no próprio vinhedo, em tratores agrícolas, e também em outros veículos.

 Grappa

Os italianos foram os primeiros a usar as sobras de produção de vinho para fabricar essa bebida destilada, similar ao whisky, vodka ou conhaque.

 Embalagens biodegradáveis

Um laboratório americano anunciou, recentemente, que descobriu como fazer embalagens biodegradáveis a partir dos resíduos produzidos pelas vinícolas.

O planeta Terra, e seus habitantes, agradecem cada uma dessas iniciativas!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.