Vinho e saúde! Ou seria saúde e vinho?

Quem não se lembra do dilema do biscoito, que vendia e era fresquinho, não se sabia em que ordem? Pois bem. Também há um dilema, com o vinho.

Vários estudos descobriram que os bebedores de vinho têm menores taxas de doenças cardíacas, de câncer e de outros problemas de saúde.

Então, o consumo moderado de vinho faz as pessoas realmente ficarem mais saudáveis?

Ou, será, que pessoas de hábitos saudáveis escolhem consumir vinho moderadamente?

Veja o que diz um estudo publicado há alguns anos pelo The American Journal of Clinical Nutrition...

A amostra dessa análise foi composta por um total de 2.864 homens e 1.571 mulheres, com base em informações fornecidas para um estudo chamado University of North Carolina Alumni Heart Study.

As conclusões são muito interessantes:

 Indivíduos que preferiam vinho tinham dietas mais saudáveis do que aqueles que preferiam cerveja, destilados, ou não tinham preferência específica de bebida alcoólica.

 Consumidores de vinho eram os que consumiam mais frutas e verduras, e menos carne vermelha e frituras.

 Os hábitos alimentares dos consumidores de vinho continham menos colesterol, gordura saturada, e álcool, e uma maior quantidade de fibras, quando comparados aos hábitos dos consumidores de outras bebidas alcoólicas.

 Quem preferia vinho estava menos propenso a fumar.

 As pessoas que consumiam vinho regular e moderadamente eram as mais propensas a praticar atividades físicas, e tinham menor índice de massa corpórea, mesmo quando comparadas às abstêmias.

Antes que alguém diga que há alguma influência socioeconômica na comparação, com conclusões apressadas sobre quem estuda mais faz escolhas assim ou assado, ou quem ganha mais pode comprar isso ou aquilo, vale uma ressalva: a amostra era muito homogênea, nesse sentido, e todos os participantes eram ex-alunos de uma mesma universidade.

Olhando para esse estudo, fica difícil responder à questão:

O vinho melhora a saúde das pessoas, ou pessoas com saúde preferem vinho?

Uma dúvida cruel.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.