Crème Caramel

De origem francesa, a versão mais consistente do nosso pudim é uma sobremesa simples, mas muito charmosa. E que fica ainda mais interessante se estiver acompanhada do vinho ideal.

Os franceses também chamam essa sobremesa de crème reversée, pelo fato de ficar de ponta cabeça após ser desenformado.

Muito fácil de fazer, o Crème Caramel é realmente encantador!

  Rendimento:

4 porções

Ingredientes:

.   ½ litro de leite integral
.   ½ unidade de fava de baunilha
.   100 g de açúcar
.   4 ovos
.   300 g de açúcar (para a calda e decoração)

 Modo de Preparo:

Divida a fava de baunilha ao meio, e retire as sementinhas raspando com uma faca. Adicione as sementes ao leite quente. Deixe descansar por pelo menos 1 hora (quanto mais tempo, mais acentuado será o sabor de baunilha).

Adicione o açúcar e os ovos, passe a mistura por um coador e reserve.

Coloque o açúcar reservado para a calda em uma panela, e acrescente água (a quantidade necessária para molhar todo o açúcar). Cozinhe o açúcar até virar caramelo.

Distribua metade desta calda em forminhas individuais, ou em uma forma única. Distribua também a mistura do crème caramel, e leve ao forno por 25 a 30 minutos, a 150°C, em banho-maria.

A outra metade da calda de caramelo deve ser despejada em pequenas porções sobre uma pedra fria (granito ou mármore da cozinha), de maneira a fazer a decoração do crème caramel, conforme sua criatividade.

 Harmonização:

Procure vinhos de colheita tardia para harmonizar com o Crème Caramel, fazendo desta sobremesa uma experiência única, como Sémillon, Riesling ou Sauvignon Blanc.

Vinhos de sobremesa, licorosos e aromáticos, vão ressaltar o sabor de caramelo tostado. As opções são muitas: Jerez doce, Madeira, Sauternes, Monbazillac, Tokay...

Chame essa sobremesa de crème caramel, crème reversée, pudim francês ou até mesmo crie seu próprio nome. Mas não deixe de prová-la, em especial, com um dos vinhos sugeridos! Fica sensacional!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.