Os 7 passos para se tornar um expert

O mundo dos vinhos pode parecer um tanto intimidador, principalmente se levarmos a ferro e a fogo a opinião de alguns experts de plantão. Que tal, então, conquistar sua “independência”? 

Veja 7 passos para se tornar mais experiente, e também mais confiante, quando o assunto é vinho:

 Primeiro o que te agrada

Independentemente de qual o estilo de vinho que você já conhece, e que gosta, ele será a sua porta de entrada para começar a se tornar um expert no assunto. O segredo aqui está em prestar atenção na bebida. Ou seja, degustar sem pressa. Não engula rapidamente o vinho, deixe-o “passeando” dentro da boca. Com o tempo, você vai desenvolvendo seu paladar, e identificando novas nuances de sabor.

  Depois, o diferente

Depois de algum tempo, vai chegar o momento de expandir o seu paladar, provando uma variedade maior de vinhos. Que tal provar vinhos de uma cepa incomum, ou de uma região bem específica? Depois de um vinho bem diferente, procure outro, e mais outro, e mais outro. Não se preocupe se não sentir o aroma de tabaco, ou de café, que disseram que você iria sentir, em determinado vinho. O importante é tentar perceber, agora, quais são os seus vinhos preferidos, a partir desse novo patamar que você conquistou.

   Pesquise sobre o tema

Agora é a hora de buscar um pouco de conhecimento formal sobre vinhos, para facilitar os próximos passos. Procure informações sobre as diferentes cepas e as diferentes regiões vitinícolas. Aproveite esse tempo de leitura, tomando um bom vinho! Para conhecer algumas, dentre as milhares de cepas do mundo, clique aqui. E, para conhecer diferentes denominações de origem, clique aqui.

    Ajuste o foco nos encorpados

Chegou a hora de concentrar-se em vinhos mais encorpados, com maior concentração de compostos. Algumas variedades que costumam produzir vinhos bem encorpados são Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat. Mourvèdre também é uma delas, mas não é tão fácil encontrar um vinho varietal produzido com essa uva. Se quiser ler mais sobre o corpo de um vinho, clique aqui.

     Concentre-se nos mais complexos

Mas você quer ser um especialista, certo? Então, a partir desse momento, vá atrás de vinhos reconhecidos pela complexidade e elegância. Um vinho complexo vai te remeter a diferentes frutas, flores e especiarias, mudando enquanto está na boca. É desse modo que você vai expandir seu horizonte para o mundo dos vinhos. Onde você vai encontrar esses vinhos? Nos rótulos, por exemplo, de Bordeaux Supérieur, Rioja Gran Reserva, Barolo, Brunello di Montalcino, e tantos outros vinhos de guarda. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

      Alterne com vinhos leves

Você está claramente evoluindo. Experimente, então, alternar vinhos encorpados e complexos com vinhos leves. Você já não é mais um iniciante, e vai ser capaz de distinguir e apreciar a leveza de um vinho de boa qualidade. Procure pelos franceses Beaujolais, por californianos produzidos com Zinfandel, e por diferentes rótulos de Pinot Noir.

       Aproveite os espumantes e os vinhos de sobremesa

Nesse momento da sua viagem em busca de expertise, você já tem sabedoria suficiente para redescobrir os prazeres dos espumantes e dos vinhos de sobremesa. Procure identificar a diferença entre vários espumantes. Dedique-se a colecionar fortificados. Em resumo, divirta-se!

A partir desse ponto, você pode não conhecer nem reconhecer vinhos pelo nome, mas tem experiência suficiente para fazer suas escolhas com confiança!

Mas, acima de tudo, agora você passa a ter consciência de que ainda há muitíssimo a aprender, e nunca será possível saber tudo sobre vinhos! E é isso que faz esse mundo dos vinhos ser tão fascinante!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.