Da água para o vinho...

A água é um bem precioso. E a enogastronomia, sempre atenta aos pequenos detalhes, descobriu o prazer da degustação de águas especiais.

O mercado de águas minerais sofisticou-se de tal maneira que é possível até mesmo categorizá-las, em premium e superpremium, dependendo de suas propriedades, ou do glamour que as rodeia.

Água com glamour, como assim? Sim, as tais águas especiais, ou gourmet, podem se diferenciar, até mesmo, pelas elegantes embalagens. Em alguns casos, o design das lindas garrafas destas águas é fruto do trabalho de famosos profissionais ligados inclusive à moda!

Outro ponto de diferenciação dessas águas é a sua origem. Vir dos Alpes franceses, por exemplo, não é só uma questão de glamour, não. Significa ser natural de um lugar puro, quase intocado, e livre de todos os tipos de poluição humana! Vale lembrar que, para não atrapalhar o sabor da comida e do vinho, o ideal é que a água seja o mais neutra possível, e leve o suficiente para limpar o palato.

A composição é uma das justificativas para a diferenciação (inclusive de preços), já que as águas minerais podem ser ricas em sódio, cálcio, bicarbonato, sulfato e cloro. Para quem aprendeu que água é inodora, incolor e insípida, saiba que variações de sabor existem, sim, resultantes, por exemplo, da profundeza do lençol freático e da diversidade de sais das camadas de terra que a água atravessa.

Uma composição balanceada, com uma boa quantidade de cálcio e magnésio, e naturalmente rica em bicarbonato, pode possuir propriedades antiácidas, ajudando, por exemplo, no processo digestivo e na manutenção do PH do nosso corpo. E isso acontece pelo fato da água passar por uma longa jornada subterrânea que a enriquece de sais minerais e delicadas bolhas.

Um especialista na área, ou seja, um sommelier de água (profissional ainda muito raro no Brasil) é capaz de definir determinada água como oleosa, metálica, seca, encorpada ou até mesmo picante. Também é possível classificá-la por critérios como aroma e retrogosto, que pode ser de orvalho, rio, chuva, neve ou vegetação.

Difícil de acreditar? Creia, é verdade.

Francesas, italianas, norueguesas ou até mesmo brasileiras... Quem diz que água é tudo igual, não sabe o quanto pode estar enganado.

Não perca a chance de conhecer e apreciar uma água gourmet e formar a sua própria opinião! 

Se você gostou do assunto, aqui vai uma dica. Ao ser convidado para uma noite regada à vinho, levar uma água especial, como um gesto de gentileza com quem o convidou, pode ser uma ideia criativa, inovadora e delicada. Pense nisso!

Para finalizar, se quiser ler sobre a importância de beber água enquanto se consome vinho, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.