Degustação às cegas, e com muita diversão!

Organizar uma degustação às cegas, entre amigos, pode render uma noite interessante e divertida! Não só para experts, mas também para principiantes, que podem estar se perguntando: “o que é uma degustação às cegas?”.

É uma forma de garantir a imparcialidade no julgamento de um vinho, pois ninguém está sugestionado a determinada opinião, já que desconhecem os rótulos das garrafas. Nem o fator preço estará interferindo nas expectativas dos participantes (é sabido que tendemos a esperar melhores resultados por aquilo que pagamos mais, certo?).

Um dos mais famosos casos de degustação às cegas aconteceu em 1976 em Paris (1976), quando um grupo de jurados degustou alguns vinhos franceses Bordeaux crus com vinhos da Califórnia. Surpreendentemente, os vinhos californianos superaram os franceses, no que ficou conhecido como “O Julgamento de Paris”, fato que virou filme. Se quiser ler mais sobre essa história, clique aqui

Uma degustação às cegas é uma forma criativa de reunir amigos para aprender sobre vinhos, e para experimentar variedades novas ou incomuns.

Bom, vamos à organização:

 O tema. Escolha um tema. Cavas da Espanha? Velho Mundo versus Novo Mundo? Supertoscanos? Carmenères chilenos? Você pode inclusive optar por determinada safra, tornando a degustação ainda mais específica.

 O convite. Planeje um grupo de 6 a 10 pessoas, e peça para que cada um, ou cada casal, leve uma garrafa selecionada dentro do tema escolhido. Enfatize que as garrafas devem chegar embaladas, de maneira que um não veja o rótulo escolhido pelos outros. Uma boa dica é envolvê-las com papel escuro, ou até papel alumínio.

 Os aperitivos. Providencie aperitivos que, de certa forma, tenham boa harmonização com o tema. Mas não abuse na intensidade dos sabores, de maneira a não prejudicar o olfato e o paladar para os vinhos. Por exemplo, evite azeitonas, queijos e patês, e dê preferência a pães e torradas.

 A degustação. Identifique cada garrafa por uma letra (A, B, C...). Inicie a degustação de cada um dos vinhos, fornecendo material para que os convidados possam anotar suas impressões a respeito de cada garrafa aberta, inclusive dando notas, ou ranqueando sua preferência.

 O humor. Se quiser tornar a noite mais lúdica, proponha jogos do tipo: qual o valor desta garrafa? Ou adivinhe qual Riesling é o francês, e qual é o alemão?

 A revelação. Revelem suas anotações enquanto vão desvendando quais os vinhos foram degustados ao longo da noite. Tanto o consenso como a falta dele serão motivo para boas risadas, e muito aprendizado!

O vencedor da noite pode ter o reconhecimento dos demais, de alguma forma. Levando para casa um vinho ou um livro de presente, sendo reembolsado pela compra do vinho que levou, ou até mesmo não ajudando na limpeza pós-festa, ou não sendo o anfitrião da próxima noite...

Tenha certeza que será um evento especial e memorável. E, quem sabe, o primeiro de muitos!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.