Degustando regular e moderadamente!

Esse é um hábito bastante enraizado em culturas europeias. Uma taça de vinho ao dia, incorporada às refeições. Até porque, em muitos locais, o vinho não é encarado como uma bebida, e, sim, como um alimento!

Assim, segue uma programação semanal, de consumo regular de vinho, mas sem perder a moderação, é claro!

Na segunda-feira, nada como uma taça de vinho para encerrar a noite. Afinal, a semana começou prometendo ser longa... O dia foi tenso, o trânsito puxado, as férias estão longe, enfim... vinho! Dizem que o vinho é o melhor remédio para as segundas-feiras.

Na terça-feira, uma taça de vinho descompromissada, apenas para acompanhar o jantar, enquanto colocamos a conversa em dia com a família. Afinal, um jantarzinho caseiro e gostoso merece um vinho para acompanhar... Disse Andre Simon, um dos comerciantes mais importantes de vinho, do século 20, autor de mais de 100 livros sobre o assunto: “O vinho faz toda refeição ser uma ocasião, toda mesa ser mais elegante, e todo o dia ser mais civilizado”.

Às quartas-feiras, o vinho é fundamental, afinal, como dizem em inglês, “It’s Wine Wednesday”! E, se há uma coisa que a gente respeita, no que diz respeito ao vinho, é isso!

Quinta-feira é um dia crítico. Já fizemos muito, mas ainda há muito a concluir, e pouco tempo pela frente... Como conviver com isso? Com uma taça de vinho, para relaxar a cabeça e se preparar para o dia seguinte, que tem render como nunca! Então, como diz o ditado, comece o seu dia com café, e termine-o com vinho.

Sexta-feira. Alguém conhece maneira melhor do que vinho para comemorar o final de semana que chegou?! Trabalhou duro? Agora relaxe e deguste um bom vinho. A única coisa melhor que uma taça de vinho em uma noite de sexta, são duas taças de vinho em uma noite de sexta!

Sábado à noite, e ninguém precisará acordar cedo no dia seguinte! Então vamos abrir uma garrafa de vinho, por favor? Amigos são muito bem-vindos, é claro! Ainda mais se trouxerem o vinho!

Não existe dia mais propício para o vinho, que o domingo! Almoço em família, como na Itália, e a noite mais reflexiva de todas... Mais uma semana que começa, e agora? Como fazer diferente? O que fazer igual? Que tal refletir enquanto aprecia uma tacinha de vinho? Parece inspirador. Nossa sugestão? Poucos vinhos são tão inspiradores quanto um cálice de vinho do Porto...

Gostou da ideia? De qualquer forma, o importante não é degustar diariamente, mas, sim, degustar um bom vinho quando puder e lhe der prazer, e sempre com moderação, é claro!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a moderação no consumo de vinho, clique aqui.

Ah, lembre-se de quem o consumo de vinho não é indicado para todas as pessoas. Na dúvida, consulte seu médico!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.