Sem exagerar na dose...

O consumo moderado de vinho, como sabemos, traz uma série de benefícios à saúde. Mas o consumo exagerado de álcool, por sua vez, é bastante prejudicial.

Vez ou outra, entretanto, pode acontecer um exagero na dose, e, no dia seguinte, a famosa ressaca...

 Como evitar?

Alimente-se. Beber de estômago vazio é péssima ideia. O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool. Além disso, com o estômago cheio, a passagem do álcool para a corrente sanguínea leva mais tempo, ou seja, a absorção do álcool é mais lenta.

Informe-se. Verifique o teor alcoólico das bebidas, antes de fazer a sua opção. Diferentes vinhos têm diferentes teores alcoólicos. Destilados, como vodca ou whisky, por exemplo, contêm concentrações mais altas de álcool. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

Hidrate-se. Intercale cada dose de bebida com um copo de água, compensando assim o efeito de desidratação que o álcool tem sobre o nosso organismo, e estimulando a liberação de toxinas pela urina.

Cuidado com o tabaco. Sem falar no mal que o cigarro faz, por si só, a combinação de álcool e tabaco potencializa e acelera o processo de intoxicação do organismo, pois o consumo de nicotina diminui o oxigênio no sangue.

 E se já for tarde demais?

Caso tenha se excedido no consumo de álcool, aqui vão algumas dicas de como remediar a situação...

Antes de dormir, beba muita água, para ajudar seu corpo a eliminar o álcool, e livrar-se das toxinas.

No dia seguinte, seu organismo vai precisar repor água, glicose e sais minerais. Então, procure beber sucos naturais, isotônicos ou, preferencialmente, água de coco. Uma boa ideia, também, é comer banana.

Lembre-se que seu organismo está bastante ocupado, esforçando-se para processar o álcool em excesso do dia anterior. Então, procure ter uma alimentação leve, sem exagerar na quantidade de fibras, rica em carboidratos e pobre em gorduras, para não sobrecarregar o sistema digestivo.

Também não é hora de fazer grandes esforços físicos. Tente poupar o seu corpo.

Tome chá de erva cidreira, um desintoxicante natural. Mas evite exceder-se no açúcar, para adoçar. Quanto ao café, não há consenso. Há quem afirme que deve ser evitado, por ser diurético e pelo fato de piorar o desconforto no estômago. Mas há quem considere benéfico o seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso, se for consumido após a pessoa ter se alimentado, e estar hidratada.

Mas, o mais importante para evitar mal-estares causados pelo álcool é, sem dúvida, lembrarmos que o segredo está sempre na moderação!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.