Collioure

Vamos começar pela pronúncia? Diga “coliôrr”, e está tudo certo. Agora, vamos ao que interessa!

Collioure é uma pequena comuna de 3 mil habitantes, bem no sul da França, nos Pirineus Orientais, departamento que pertence à região de Languedoc-Roussillon, na fronteira com a Espanha. Collioure é uma das quatro comunas onde os vinhos Collioure podem ser produzidos. As outras três são: Banyuls, Cerbères e Port-Vendres.

Isso porque Collioure é, também, o nome de uma denominação de origem do sistema francês de classificação de vinhos, reconhecida oficialmente desde 1971.

Mas a viticultura nessa região é tão antiga que antecede Cristo. Provavelmente começou com os gregos, aproximadamente 6 séculos antes do nascimento de Jesus.

Em 1991, a legislação até então vigente incluiu os vinhos rosés ao lado dos tintos, na denominação Collioure. Até recentemente, Collioure era sinônimo de vinhos tintos ou rosés, necessariamente. Mas, desde 2003, novas regras incluíram, também, a produção de vinhos brancos, entre os rótulos que levam esse nome.

Que tal, então, falarmos desses vinhos?

 Collioure Rouge

Os vinhos tintos são encorpados e muito bem estruturados, com taninos macios. Os aromas são complexos, frutados, com notas florais e de especiarias.

São vinhos de boa longevidade, que podem expressar suas melhores qualidades, eventualmente, em até 15 anos depois da colheita.

As principais cepas utilizadas são Grenache, Mourvèdre e Syrah, que podem ser complementadas com Carignan e Cinsault.

 Collioure Rose

Os vinhos rosés, por sua vez, apresentam reflexos de cor salmão, e são produzidos ou pelo método de sangria, ou pela prensagem direta. Para conhecer mais sobre esses e outros métodos de fabricação de vinhos rosés, clique aqui.

Esses são vinhos que idealmente devem ser consumidos em sua juventude.

As uvas usadas são as mesmas dos vinhos tintos, porém nos rosés também admite-se a utilização da Grenache Gris.

 Collioure Blanc

Os vinhos brancos de Collioure estão entre os mais ricos e encorpados vinhos brancos franceses, além de serem impressionantemente aromáticos.

São elaborados, principalmente, com as uvas Grenache Blanc e Grenache Gris, que podem ser complementadas também com Macabeu, Malvoisie, Marsanne, Roussanne e Vermentino.

Uma curiosidade: na fronteira com a Catalunha, a influência da Espanha nos vinhos de Collioure é tamanha, que alguns especialistas do mundo do vinho, como Hugh Johnson and Jancis Robinson, referem-se a esses vinhos como tendo um perfil mais próximo dos vinhos espanhóis do que dos vinhos franceses!

Será?! Na dúvida, melhor prová-los!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.