O segredo do bom vinho

Um vinho espetacular nunca é fruto do acaso. É sempre o resultado de talento e de trabalho.

Um grande vinho é fruto de um processo muito bem orquestrado por dois profissionais em perfeita sintonia: o agrônomo responsável pelo vinhedo, e o enólogo responsável pelo processo de vinificação.

Uma coisa é certa: uma uva de baixa qualidade vira sempre um vinho de baixa qualidade, enquanto uma uva de boa qualidade pode se tornar um bom vinho, ou não, dependendo do enólogo.

E o agrônomo, como ele trabalha para garantir uma boa uva a partir de seu vinhedo? Cuidando do solo, traçando estratégias de irrigação, de controle de pragas, etc etc e etc.

Na verdade, o agrônomo responsável por um vinhedo faz muitas coisas, inclusive controlar o rendimento da vinha. Pequenas produções proporcionam condições ideais para uvas mais ricas e mais concentradas. E cabe ao agrônomo conduzir essa proporção, de maneira a também não exagerar na concentração da uva, para não gerar um vinho “difícil de tomar”.

Para se ter uma ideia de como o rendimento da vinha é um assunto sério, o vinho ícone de uma vinícola, por exemplo, pode chegar à proporção de somente uma garrafa por vinha. Parece exagero? Mas é verdade.

E como é controlado o rendimento de uma planta? Planejando as podas e o tamanho de cachos, de acordo com as condições e previsões climáticas, de acordo com as características do solo, e de acordo com o vinho que se pretende obter.

A colheita também é um capítulo à parte. Muitas vezes, colher manualmente não é suficiente para garantir alta qualidade. É necessário que o transporte das uvas aconteça em recipientes bem pequenos, ou então em horários específicos longe do calor do Sol.

Além de toda essa preocupação e cuidado no trato das videiras, solo e uvas, para que um vinho torne-se especial ele recebe o mesmo tratamento meticuloso dentro da vinícola, é claro.

Tenha a certeza de que um vinho espetacular foi acompanhado, de perto, em cada passo, do processo de maceração à fermentação, para que nenhum desvio, ainda que pequeno, passasse despercebido ou sem uma ação imediata por parte do enólogo. A escolha das leveduras e o controle da temperatura durante a fermentação são pequenos exemplos do escopo de trabalho desse profissional.

É claro que, além disso, também é responsabilidade do enólogo o amadurecimento do vinho, nas condições adequadas, na escolha do material, na determinação do período de tempo dessa etapa. Durante o amadurecimento do vinho, o enólogo realiza diversas experimentações e análises químicas, acompanhando e interferindo quando necessário.

É claro que cada produtor, e cada vinho produzido, têm seus processos, tempos e técnicas.

Mas é assim, com conhecimento, experiência, técnica e paixão, que as vinícolas, seus agrônomos e enólogos, fazem seus grandes vinhos.

Mas nem só de agrônomos e enólogos vive o mercado de trabalho do vinho. Se quiser conhecer mais profissões em torno do vinho, clique aqui




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.