O que é um vinho de butique?

Sabe aquela vinícola enorme, com vinhedos que se perdem no horizonte, e enormes adegas onde os barris de vinho se enfileram, sem fim? Esqueça, o assunto agora é outro!

Na contramão destas grandes corporações, que produzem em enormes escalas, estão os vinhos de butique, também conhecidos como vinhos de garagem.

Esses são vinhos produzidos em pequena escala, quase uma produção limitada.

Quem os fabrica são pequenas vinícolas, ou seja, produtores de pequeno porte.

E por que esses vinhos merecem atenção especial?

 Porque, na opinião alguns especialistas, eles são a mais pura expressão de um terroir.

 Porque, pela sua especificidade, eles são muito charmosos.

 Porque eles são artesanais.

 Porque eles são tradicionais.

 Porque muitas vezes, eles são raros.

Quando falamos em vinícolas pequenas, entenda: pequenas.

Um vinho de butique é produzido, e engarrafado, pela mesma pessoa que plantou, colheu e esmagou as uvas. Estamos falando em vinícolas tão pequenas que o seu proprietário está diretamente envolvido em todas as etapas do processo.

Em alguns casos, são pessoas que herdaram o negócio, que está há muitas gerações na família, tendo sido a profissão ensinada de pai para filho.

Em outros casos, são pessoas que resolveram mudar o rumo de suas vidas, instalando-se em pequenas vilas na Europa, com uma nova profissão.

Em todos os casos, são vinhos que carregam histórias muito interessantes.

E o que seria do mundo do vinho, não fossem suas histórias?

Para ler sobre uma outra terminologia que se refere a vinhos diferenciados, parecidos com os vinhos de butique, mas um pouco diferentes, que são os vinhos de autor, clique aqui.

Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.