Vinhos de autor, o que são?

Antes de mais nada, são o sonho de todo enólogo! E de todo enófilo experiente!

Imagine uma vinícola. Ela é, antes de mais nada, também uma empresa, certo? Uma vinícola tem, como qualquer outra empresa, compromissos financeiros e comerciais a honrar. Assim, precisa entregar produtos que atendam às expectativas de seus consumidores, pelo preço que podem pagar, ano após ano, safra após safra.

E um dos responsáveis por todo esse processo, de imensa responsabilidade, é o enólogo, cujo dia a dia não é, portanto, somente de momentos de glamour, como tendemos a imaginar....

Mas, na contramão de tudo isso, estão os vinhos de autor.

Um vinho de autor é um vinho de produção muito limitada, sem as mesmas obrigações comerciais dos demais vinhos da vinícola.

Um vinho de autor é a expressão quase artística de um enólogo, mediante as condições impostas pela natureza.

Nesse processo, inspiração e transpiração caminham juntas. Porque, a partir de um desejo de obter o vinho sonhado, o enólogo vai precisar agir com dedicação extrema, para atingir esse objetivo.

Que dedicação é essa? O acompanhamento minucioso das condições das uvas no vinhedo e de todo o processo de vinificação e envelhecimento, com intervenções inusitadas, quando necessário. Testes sensoriais e laboratoriais que garantam os objetivos de cor, concentração de compostos, níveis de acidez, álcool, açúcar residual...

Produção limitada, expressão artística, dedicação extrema... Tudo isso parece afastar esse vinho da faixa de preços combativos do dia a dia, praticado nas prateleiras dos supermercados, certo? Certo.

E há espaço no mercado, para vinhos de autor? Sem dúvida.

Um dos efeitos da globalização, na vitivinicultura, é o surgimento de um padrão meio comum de vinhos, ricos em álcool e madeira, concentrados, com sabores e aromas que buscam agradar ao gosto médio, à maioria dos paladares, para atender às necessidades comerciais do produtor.

A contrapartida disso é que alguns enófilos, de maneira consciente ou inconsciente, buscam conhecer e apreciar vinhos mais singulares. Vinhos que reflitam, realmente, a expressão da região onde são produzidos, e a arte por trás do trabalho do enólogo.

E esses enófilos estão dispostos a pagar um pouco mais, ou em alguns casos excepcionais, muito mais, por essa experiência única.

Certamente esses não são vinhos para o dia a dia. Mas uma ocasião especial merece um vinho também especial. E os preços podem não ser tão assustadores como parecem. Pense nisso.

Para encerrar, se quiser saber mais sobre o enólogo e outros profissionais do mundo do vinho, clique aqui. E, se quiser ler sobre a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier, clique aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.